Notícias

27.06.2023

Papa Francisco celebra 31 anos como bispo

A nomeação como Bispo em 1992 foi uma das etapas até ser eleito como Santo Padre em 2013


Papa Francisco / Foto: Eric Vandeville/ABACAPRESS.COM via Reuters

 

O papa Francisco completa hoje 31 anos de sua consagração como bispo auxiliar de Buenos Aires, conferida pelo cardeal Antonio Quarracino, arcebispo da capital argentina, em 27 de junho de 1992.

Conforme sua biografia, “O jesuíta”, dos jornalistas Sergio Rubín e Francesca Ambrogetti, Francisco soube de sua nomeação episcopal em 13 de maio de 1992, dia de Nossa Senhora de Fátima, em um encontro com o núncio apostólico Dom Ubaldo Calabresi.

Ainda segundo os autores do livro, ao ouvir a notícia, o Papa disse que sua primeira reação foi de surpresa: 

“Fiquei bloqueado. Como já disse em outras ocasiões, como consequência de um golpe, bom ou ruim, sempre me bloqueio. E a minha primeira reação também é sempre ruim”, disse.

Cinco anos mais tarde, em 1997, o Papa João Paulo II nomeou Bergoglio como Arcebispo Coadjutor de Buenos Aires, e teve a mesma reação de espanto, relatando isso com o seu habitual bom humor:

“Como era o vigário geral, quando o Cardeal Antonio Quarracino pediu a Roma um coadjutor, eu solicitei que não me enviassem a nenhuma Diocese, mas queria continuar como Bispo auxiliar responsável da região de Buenos Aires. ‘Eu sou portenho e fora de Buenos Aires não sei fazer nada’. E fiquei surpreso quando me disse: ‘você é o novo Bispo coadjutor de Buenos Aires’”, falou.

Menos de ano depois da nomeação, se tornou Arcebispo principal e em fevereiro de 2001, se tornou Cardeal após sempre realizar um projeto missionário centrado na comunhão e na evangelização, com quatro finalidades principais: comunidades abertas e fraternas; protagonismo de uma população leiga consciente; evangelização destinada a cada habitante, assistência aos pobres e aos enfermos.

O foco no serviço aos mais humildes o destacou para exercer diversos cargos na Santa Sé, entre eles, como membro da Pontifícia Comissão para a América Latina, da Congregação para o Clero e da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e Sociedades de Vida Apostólica.

 

 

Mais Notícias