05.07.2023

Diocese de Cachoeiro promove curso de história do Cristianismo Africano e Afro Brasileiro nos séculos XX e XXI

O curso será entre os dia 08 e 09 de julho

A Diocese de Cachoeiro de Itapemirim em parceria com a Doutora Patrícia Teixeira Santos, oferece o curso: A história do Cristianismo Africano e Afro Brasileiro nos séculos XX e XXI. A iniciativa oportuniza espaço de formação teológico-pastoral de comunidades, movimentos, pastorais e membros da “Pastoral Afro-Brasileira” em vista do conhecimento da sua missão, amadurecimento e preparo para o agir nos diferentes setores da Igreja e sociedade.

O curso oferecerá subsídios para que o interessado promova a diversidade racial, cultural e étnica, retratando o negro em posição de sujeito histórico e de protagonista social, abordagem fundamental para integração dos negros nas áreas social, econômica, cultural e política.

“A origem do cristianismo na África tem traços desde os tempos dos apóstolos. É no Cairo que existe a veneração da Igreja que foi construída no lugar que a Sagrada Família de Maria, Jesus e José morou quando se refugiou no Egito. Moisés nasceu, cresceu e teve a revelação de Deus no Monte Sinai, no Egito. Foi a África que amamentou e criou pontes entre o cristianismo e o Islã, por exemplo. Mas, muitas vezes, damos pouca ou nenhuma importância a isso, por desconhecimento”, comentou Fabiana da Silva Araújo, representante da Pastoral Afro da Diocese de Cachoeiro de Itapemirim.

Na ocasião, serão desenvolvidos os seguintes temas:

● Crise e Trajetórias dos Cristãos Africanos:

○ As Missões Cristãs em face do processo colonial na África.

○ A História da África e seus desafios de transformação.

● Desafios do Catolicismo na África no século XXI: diálogos e desafios:

○ Catolicismo e Povos Negros na África e na Diáspora: desafios em face do

Ecumenismo.

○ Painel a ser apresentado pelos cursistas e debate público: Diálogos e Desafios dos

povos negros na minha Diocese.

○ Trabalho em equipes, orientado pela docente, do qual resultará painel e exposição.

● Visita à Comunidade Quilombola.

○ Palestra de encerramento: "Caminhos do Catolicismo no Brasil: Cidadania e

Superação do Racismo". (Carona Solidária).

Público Alvo: Agentes de Pastoral, Religiosos e Docentes.

Dias: 7, 8 e 9 de julho

Local do curso: Auditório da Escola Estadual Liceu Muniz Freire.

Rua Moreira, 171, Independência. Cachoeiro de Itapemirim - ES.CEP: 29306-320.

Inscrições até 23 de junho de 2023.

Clique aqui e inscreva-se!