01.11.2023

Dom Luiz Fernando Lisboa realiza Visita Pastoral em Piúma

O bispo diocesano, Dom Luiz Fernando Lisboa, presidiu a Eucaristia, na qual 76 jovens e adultos receberam o sacramento do Crisma. A celebração aconteceu no domingo, 29 de outubro, e marcou o início da visita pastoral à Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição, em Piúma, no litoral sul. A Santa Missa foi concelebrada pelo pároco Pe. Pedro Félix Bassini.

Durante a celebração, o bispo salientou a importância do sacramento do crisma e a missão que os crismandos devem assumir. Também agradeceu aos pais e padrinhos por guiar os filhos e afilhados na caminhada da fé até aqui.

Na segunda-feira, 30, Dom Luiz visitou as comunidades: Santa Rita de Cássia, Sagrado Coração de Jesus, Santa Luzia, Nossa Senhora das Graças, Nossa Senhora da Penha, São Benedito e Divino Pai Eterno.

Nesta terça, 31, Lisboa visitou o Prefeito Municipal, Paulo Cola, em seu gabinete. Logo após, esteve na Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) do município e nas comunidades São José e São Pedro. Durante a tarde, a Visita Pastoral foi na Comunidade Matriz Imaculada Conceição, em seguida foi ao Movimento de Educação Promocional do Espírito (MEPES) que, em parceria com a paróquia, está reimplantando a Pastoral da Saúde no município. Durante a noite, Lisboa esteve nas comunidades Nossa Senhora dos Navegantes, Menino Deus e São Sebastião encerrou o dia com a Celebração Eucarística na comunidade Santa Rosa de Lima.

“A Visita Pastoral tem por objetivo: conhecer melhor, acompanhar, orientar e incentivar cada comunidade paroquial e os trabalhos ali realizados para que estejam em estreita sintonia com as diretrizes estabelecidas pelo nosso Vicariato Diocesano de Pastoral,” detalhou o bispo diocesano ao programa ‘A Voz do Pastor’.

A Visita Pastoral é um exercício da função episcopal prevista no Código de Direito Canônico. Esse é um costume na Igreja desde os tempos apostólicos quando os Apóstolos passavam pelas várias comunidades fundadas confirmando os irmãos na fé.