17.12.2023

Frei Enéas Berilli, Vigário da Consolação, morre aos 87 anos.

Desde novembro deste ano, o religioso estava internado no Hospital Evangelico de Cachoeiro

Morreu na noite de sábado (16) aos 87 anos, o vigário paroquial da paróquia Nossa Senhora da Consolação, Frei Enéas Berilli O.A.R. Desde novembro deste ano, o religioso estava internado no Hospital Evangélico de Cachoeiro de Itapemirim, para cuidados de uma leucemia e relativos à idade.

Conforme Pastoral da Comunicação (PASCOM), o velório de Frei Enéas começará hoje (17), às 12 horas, na Matriz Nossa Senhora da Consolação. Duas missas serão celebradas às 17h e 19h deste domingo. A igreja permanecerá aberta até as 23 horas.

Na segunda-feira, 18, a igreja será reaberta às 05h30.

Natural de Muqui, a missa de exéquias será às 14 horas pelo Provincial da Província de Santo Tomás de Vilanova, Frei Francisco Javier Tello e, em seguida, o sepultamento no Cemitério Municipal, no bairro Coronel Borges, em Cachoeiro.

▪️ Frei Enéas Berilli O.A.R

Frei Enéas Berilli nasceu em Muqui. Fez sua Consagração religiosa com os votos simples (votos temporários) em 5 de março de 1956 e a Profissão Religiosa Solene (votos perpétuos) aos 06 de março de 1959 e ordenado diácono em 29 de junho de 1962. Sua ordenação presbiteral foi aos 22 de setembro de 1962.

Ao longo de sua vida religiosa, Frei Enéas atuou em muitas comunidades e paróquias: Trabalhou em Franca, no início do seu ministério, em 1962, dividindo-se entre a paróquia da Capelinha, Franca e Cristais Paulista. Exerceu cargos no Colégio em Volta Redonda – RJ, em 1963, voltando a este colégio em 1969.

Trabalhou na área de Missões na Amazônia, de 1963 a 1971 nas paróquias de Tapauá, Canutama e Lábrea. Trabalhou no seminário e paróquia de Castelo – ES de 1971 à 1982.

Exerceu o provincialato nos anos de 1982 a 1988, e de 1992 a 2000, residindo da casa provincial de Ribeirão Preto -SP. Foi prior do teologado em São Paulo de 1988 a 1992. Dos anos 2000 á 2012 foi prior e pároco da paróquia São Januário, no Rio de Janeiro e por fim, desde 2012 passou a residir na paróquia Nossa Senhora da Consolação, Cachoeiro de Itapemirim – ES, sua última moradia, onde exercia a função de vigário paroquial.

Com sua saúde debilitada foi internado no dia 23 de novembro do presente ano e veio a falecer dia 17 de dezembro de 2023.

▪️ Horário de velório e Missas

Domingo - 17 de dezembro de 2023

12h - chegada do corpo de Frei Enéas Berilli na igreja de Nossa Senhora da Consolação

17h - Santa Missa de corpo presente

19h - Santa Missa de corpo presente

A igreja permanecerá aberta até às 23h deste domingo e depois será fechada.

Segunda-feira - 18 de dezembro de 2023

A igreja será aberta às 5h30min para reinício do velório

6h30min - Santa Missa de corpo presente

10h - Santa Missa de corpo presente presidida por Dom Luiz Fernando Lisboa C.P. (Bispo Diocesano de Cachoeiro de Itapemirim) e concelebrada por diversos padres da Diocese de Cachoeiro de Itapemirim.

14h - Santa Missa com as exéquias presidida por Frei Francisco Javier Tello O.A.R. (Prior Provincial da Província Santo Tomás de Vilanova) seguida de translado do corpo para o cemitério do Bairro Coronel Borges.

Todas as celebrações serão transmitidas pelo Facebook e YouTube da Paróquia Nossa Senhora da Consolação.

Foto:  Andre Fachetti - PASCOM