29.01.2024

Padre de Cachoeiro participa do encontro em preparação ao Jubileu 2025

Com o anúncio de mais um Ano Santo, convocado pelo Papa Francisco, a Igreja no mundo inteiro se prepara em peregrinação rumo ao Jubileu 2025, que tem como tema: “Peregrinos de Esperança”. No Brasil, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), por meio da Equipe de Animação do Jubileu, realiza um encontro, em âmbito nacional, nesta semana, dias 29 e 30 de janeiro, na Casa Dom Luciano, em Brasília (DF). Padre João Batista Maroni, Vigário Episcopal para Ação Pastoral, representa a Diocese de Cachoeiro de Itapemirim no encontro.

A iniciativa tem o objetivo de situar as dioceses quanto à proposta do Jubileu e animar sua organização nas Igrejas locais. Dom Rino Fisichella, Pró-Prefeito do Dicastério para a Evangelização, do Vaticano, e também organizador e coordenador do Jubileu de 2025, participa como convidado especial no encontro que reúne também aproximadamente 300 representantes de todas as dioceses do Brasil.

A mesa de abertura do evento, contou com as presenças do Núncio Apostólico no Brasil, dom Giambattista Diquattro; o arcebispo de Brasília (DF), cardeal Paulo Cezar Costa e o Pró-Prefeito do Dicastério para a Evangelização, Dom Rino Fisichella. Entre os temas refletidos estão assuntos como o “Panorama da ação evangelizadora a partir da CNBB”; “Desafios da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil”; “O Jubileu nas Sagradas Escrituras” e o “Jubileu da Esperança em 2025: anseios do Papa Francisco”.

“Tudo isso que nos preparar para celebrar a esperança. Vivemos um tempo com tantas fraquezas de fé, por vezes, estamos desesperançosos de um mundo melhor, desesperançosos de um futuro digno (...) Esse jubileu vem focar a fé na esperança: esperança de um novo céu e uma nova terra”, comenta Pe. Maroni.

Amanhã, último dia do encontro, serão contempladas temáticas como “A celebração do Jubileu”; “Propostas para a realização do Jubileu da Esperança” e, ainda, uma mesa redonda sobre “As perspectivas para o Jubileu no Brasil”. O encontro será encerrado com uma celebração eucarística presidida por Dom Rino Fisichella, na Basílica Santuário São Francisco de Assis, em Brasília (DF).

● Jubileu 2025

O Jubileu é um evento especial da Igreja Católica que se repete a cada 25 anos, também chamado Ano Santo. Trata-se de um ano de perdão, de reconciliação e indulgência. Os fiéis que se dirigirão e visitarão as Basílicas designadas poderão receber a indulgência plenária. O último Jubileu se realizou em 2000 no papado de João Paulo II. O próximo será em 2025, exatamente 25 anos depois. O Ano Santo é proclamado pelo Papa e tem início com a abertura da Porta Santa na Basílica de São Pedro, no Vaticano.