31.01.2024

Em preparação para o Jubileu 2025, Web Tv Amparo transmite videoaulas produzidas pelo Regional Sul 2 da CNBB

A coleção foi intitulada “Cadernos do Concílio”, e possui 34 volumes

A Igreja celebra em 2025 mais um ano jubilar, chamado de Ano Santo. Um momento para marcar os primeiros 25 anos do século XXI e nos dois anos que antecedem o Jubileu, o Papa Francisco pediu a todos os crentes que retomassem os textos fundamentais do Concílio Ecumênico Vaticano II, como uma oportunidade de crescimento na fé; e que se dedicassem à oração. Dessa forma, 2023 deveria ser o “Ano do Concílio” e 2024 o “Ano da Oração”.

Diante desse pedido, o Dicastério para a Evangelização em preparação à abertura do Ano Santo, publicou uma coleção intitulada “Cadernos do Concílio”, com 34 volumes. São pequenos subsídios, escritos em uma linguagem bem simples, direta, e capaz de envolver o leitor. Portanto, não se trata de um “comentário”, mas de uma apresentação breve e concisa da riqueza do Vaticano II. No Brasil, a coleção está sendo traduzida e publicada pela Edições CNBB.

Para promover e incentivar o estudo dos subsídios sobre o Concílio Vaticano II, o Vicariato para Comunicação da Diocese de Cachoeiro de Itapemirim trasmitirá uma série de videoaulas sobre cada um dos 34 subsídios. O material foi produzido pelo Regional Sul 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil e estará disponível na Web Tv Amparo, principal plataforma de vídeos da Diocese de Cachoeiro. O pedido partiu do bispo diocesano de Cachoeiro, Dom Luiz Fernando Lisboa ao padre José Carlos Ferreira da Silva – Vigário Episcopal para Comunicação que, após assistir as videoaulas, ficou impressionado com seu conteúdo e sugeriu uma parceria junto à Web Tv Amparo.

“Assim que conhecei o trabalho produzido pelo Regional Sul 2, tomei a liberdade de não ‘reinventar a roda’, ou seja, decidi aproveitar esse material que é excelente e tem como objetivo formar todos nós (leigos, padres e religiosos). E porque o Papa Francisco e o nosso bispo (Luiz Fernando Lisboa) tem interesse que tenhamos conhecimento disso? Porque estamos há mais de 50 anos do encerramento do Concílio Vaticano II que, na opinião unanime dos últimos papas (João Paulo II, Bento XVI e Francisco) tornou-se a 'bússola' para caminhada da igreja católica no terceiro milênio.”

Para as vídeoaulas foram convidados professores (bispos, padres, leigos e leigas), especializados sobre os temas do Concílio Vaticano II, para abordarem o conteúdo de cada subsídio. A publicação acontecerá semanalmente aqui.

“Os tempos mudam e se renovam, novas linguagens e valores culturais despontam e a igreja precisa integrasse aos novos caminhos da humanidade, por isso, precisamos retomar aquilo que a igreja nos ensina pelo Concilio Vaticano II. E como fazemos isso? Lendo os documentos, praticando os documentos, vivendo os documentos e, essas vídeoaulas, nos ajudarão muito nesse sentido.”

● O que é um Jubileu?

É uma tradição na Igreja, de tempos em tempos, celebrar um Ano Santo. O primeiro Jubileu foi proclamado pelo Papa Bonifácio VIII, em 1300. A sua frequência mudou ao longo do tempo: no início era a cada 100 anos; depois mudou para cada 50 anos e, em 1470, com o Papa Paulo II, passou a ser a cada 25 anos. Além disso, há jubileus “extraordinários”, como o que o Papa Francisco proclamou em 2015: “O Ano da Misericórdia”.

A forma de celebrar esses jubileus também foi se modificando com o tempo. Na sua origem, fazia-se uma peregrinação às Basílicas romanas de São Pedro e São Paulo, mais tarde foram sendo acrescentados outros sinais, como a Porta Santa. Ao participar no Ano Santo, vive-se a indulgência plenária.