18.02.2024

Formação do Regional IV reúne cerca de 130 secretários das CEBs, em Mimoso do Sul

O encontro faz parte do início das ações formativas de 2024

Cerca de 130 secretários e secretarias das Comunidades Eclesiais de Base (CEBS) e paróquias que compõem o Regional IV da Diocese de Cachoeiro de Itapemirim participaram neste sábado, 17 de fevereiro, da formação presencial organizada pelo Vicariato Episcopal para Comunicação. O encontro faz parte do início das ações formativas de 2024 e teve como tema a “A Missão do Secretário como Agente de Comunicação Pastoral.”

“Esta é a primeira formação presencial com todos os secretários e secretárias junto ao Vicariato para Comunicação. Nosso agradecimento a todos que compareceram e assumiram o compromisso de ser um agente pastoral da comunicação”, disse o padre José Carlos Ferreira da Silva, Vigário Episcopal para Comunicação.

A formação sobre o Diretório de Comunicação da Igreja no Brasil foi ministrada pela Coordenadora da Escola Diocesana de Comunicação, Ana Cristina Pereira.

Cristina, que é professora universitária destacou em sua fala a importância de se compreender a comunicação como um todo, para que ela seja eficaz na evangelização e a Pascom não seja resumida apenas a tirar fotos, alimentar redes sociais e ações pontuais. Ela chamou atenção para quatro eixos da Pascom (espiritualidade, formação, articulação e produção) e afirmou a importância da dimensão da escuta no processo de comunicação.

O encontro trouxe novos olhares para o trabalho dos secretários. “Achei a formação bem interessante. Eu não tinha esse olhar sobre nosso trabalho, de que somos, também, agentes da Pastoral da Comunicação”, contou a Dulce Lopes dos anjos, secretária da Comimidade Nossa Senhora Aparecida, no Morro da Palha, em Mimoso do Sul.

A formação ao Regional IV reuniu as paróquias Santo Antônio de Pádua (Atílio Vivacqua), São João Batista (Muqui), Nossa Senhora da Imaculada Conceicão (Conceição do Muqui) e São José (Mimoso do Sul).