Notícias

19.02.2024

Missa e seminário marcam o retorno das atividades na Escola Diaconal Santo Estevão

O início deste ano letivo foi marcado por uma celebração eucarística


As aulas presenciais da Escola Diaconal Santo Estevão foram retomadas, de forma integral, no último sábado, 17 de fevereiro.  O início deste ano letivo foi marcado por uma celebração eucarística que aconteceu na capela interna da instituição, em Cachoeiro de Itapemirim, e foi presidida pelo padre José Carlos Ferreira da Silva. Também participaram da santa missa alunos e formadores

Na homilia, José Carlos destacou a importância de fazer o curso de Teologia, uma vez que esse estudo ajuda de forma significativa na missão de ser luz. Ele ressalta: “a luz de Cristo foi dada para nos iluminar. Então, iluminados, somos convidados e convocados a iluminar também. E a luz que iluminamos é aquela que iluminou o nosso coração e a nossa vida”.

Com o tema “O Espaço Litúrgico Celebrativo” aconteceu, na ocasião, o seminário de abertura do ano letivo. O momento foi conduzido pelos arquitetos e urbanistas: Cora Augusta Duarte Aguieiras, que foi aluna da escola diaconal diocesana e é bacharel em Teologia pelo Instituto Santo Tomás de Aquino (ISTA) de Belo Horizonte (MG), e Dheimison Pianzola Nogueira, especialista em Espaço Litúrgico e membro da Comissão Diocesana de Bens Culturais da Igreja.

Entre os temas abordados estão: o espaço litúrgico celebrativo (Altar, Ambão, Sedia), evolução arquitetônica na história e a dedicação da Igreja. “Ressaltado sempre ser a Liturgia que estrutura o espaço celebrativo e a Teologia como fundamento para a linguagem simbólica do espaço de oração”, explicou Cora Augusta à reportagem.

Criada inicialmente para formar e preparar os candidatos ao Ministério do Diaconato Permanente, a Escola Diaconal Santo Estevão passou a oferecer também, um curso às pessoas que buscam aprofundar os seus conhecimentos teológicos, também como uma resposta à necessidade de atrair e capacitar os fiéis leigos.

O curso é dividido em quatro eixos fundamentais; Teológico, Cristológico, Eclesiológico e Antropológico, através do ensino da Teologia, Filosofia e saberes na área de ciências humanas.

A formação tem a duração de quatro anos, com aulas às sextas (de 19h às 22h) e aos sábados (de 08h às 17h10). Ainda há a possibilidade de serem ministradas aulas avulsas, para quem não puder ou não quiser fazer os quatro anos do curso.

No primeiro ano, os alunos estudarão o eixo da Teológico; no segundo, o eixo Cristológico; no terceiro e quarto ano, os eixos Eclesiológico e Antropológico.

 

 

Mais Notícias