20.02.2024

Padres da 2ª faixa etária participam de formação anual, em Jerônimo Monteiro

Dom Luiz Fernando Lisboa CP, também participou do encontro

Os padres da Diocese de Cachoeiro de Itapemirim da 2ª Faixa Etária (com mais de 10 anos de ministério presbiteral e até 60 anos de idade), participaram nesta segunda (19) e terça-feira (20), do encontro anual de formação, realizado nas dependências da casa de retiros “Mãe da Igreja” em Jerônimo Monteiro, assessorado pelo Coordenador Diocesano dos Presbíteros na 2ª faixa, padre Rogério Guimarães. O Bispo Diocesano de Cachoeiro, Dom Luiz Fernando Lisboa CP, também participou do encontro.

Esta reunião já é tradicional para igreja católica no sul do Espírito Santo, e faz parte da dinâmica da pastoral presbiteral da diocese tendo por objetivo, além do vínculo de comunhão entre os padres, refletir situações do ministério e da vocação, através da proximidade com o Bispo.

Pensando que cada faixa etária tem uma dinâmica diferente, bem como, dificuldades próprias, os grupos são divididos de acordo com o tempo de ordenação dos padres.

No início da manhã os padres iniciaram o encontro rezando e tiveram uma palavra de Dom Luiz que refletiu sobre a a dimensão da compaixão, da paciência, do saber esperar e escutar. Lisboa também ressaltou a importância dos padres pedagogicamente conduzirem as pessoas de vida social e eclesial a comunhão pela ótica da compaixão.

“Trabalhamos também um texto do teólogo Antônio Pagola, que tratou sobre Jesus como Poeta da compaixão. Esse tema foi enriquecido com a partilha dos padres, por uma perspectiva da compaixão no ministério pastoral.” Explicou padre Rogério Guimarães.