25.02.2024

Caminhada Penitencial reúne cerca de 500 fiéis, em Burarama

A caminhada acontece no período da Quaresma

A Paróquia Nossa Senhora da Penha, do bairro BNH, em Cachoeiro de Itapemirim, promoveu na manhã deste domingo, 25, a Caminhada Penitencial, evento tradicional no município que ocorre habitualmente após o carnaval.

A concentração aconteceu às 6 horas, em Jacú, localidade que fica a 37 km da sede de Cachoeiro de Itapemirim. Após um café da manhã e oração inicial, aproximadamente 500 fiéis seguiram em caminhada até Burarama - distrito de Cachoeiro.

“Foi uma caminhada orante, onde rezamos e meditamos o Santo Terço, pudemos também, contemplar a natureza (…) Um momento marcante” recordou o sacerdote: “foram as crianças distribuindo água e recolhendo eventuais garrafinhas e lixos deixados para trás”, comentou o pároco, Pe. Enildo Genésio de Souza.

Seguindo o contexto da Campanha da Fraternidade 2024, que tem como tema: “Fraternidade e Amizade Socia” e o lema: “Vós sois todos irmãos e irmãs” (cf. Mt 23,8), a caminhada contou com algumas reflexões.

Padre Enildo, abençoou os participantes, e ressaltou a importância da penitência no período quaresmal: “Durante a caminhada, todos devemos pedir a misericórdia de Deus, e rezar uns pelos outros”, orientou. Todo o trajeto foi acompanhado por uma ambulância.

Por volta das 08 horas, os primeiros fiéis chegaram à Comunidade São João Batista, em Burarama, onde a celebração da Santa Missa encerrou o evento.

“Quando chegamos em Burarama, tivemos mais um café compartilhado e, lodo depois, celebramos a Santa Missa, agradecendo a Deus por mais uma caminhada (…) foi um momento importante para nossa vida paroquial.”

▪️Caminhada Penitencial

A caminhada acontece no período da Quaresma. A Quaresma começa na quarta-feira de cinzas, que, neste ano, ocorreu no dia 14 de fevereiro, e vai até a Semana Santa.

Este é o período que antecede a maior festa do cristianismo: a ressurreição de Jesus Cristo, comemorada no domingo de Páscoa. O período é reservado para a reflexão e a conversão espiritual.