26.02.2024

Retiro da Pastoral da Família, reúne cerca de 150 representantes, em Jerônimo Monteiro

A casa de Retiros “Mãe da Igreja”, em Jerônimo Monteiro (Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora), recebeu neste sábado, 24 de fevereiro, um evento marcante para Diocese de Cachoeiro de Itapemirim: O retiro “Fortalecendo a Missão e os Laços de Amizade”.

Promovido pela Pastoral da Família, o encontro reuniu cerca de 150 pessoas de diversas paróquias e regionais, em um dia de profunda espiritualidade e comunhão. Sob a orientação do Padre Gracione Augusto Alves, o retiro se destacou pela riqueza de sua programação e espiritualidade.

Com temas relevantes e pertinentes, os participantes foram conduzidos a refletir sobre questões fundamentais para a Pastoral da Família, sua vivência de fé e a construção de uma sociedade mais fraterna e justa observando os ensinamentos de Cristo Jesus.

Um dos pontos altos do encontro foi a formação dedicada à Campanha da Fraternidade 2024, que convoca os fiéis a refletirem e agirem em prol de temas importantes para a sociedade. Neste ano a Campanha da Fraternidade tem como tema "Fraternidade e Amizade Social" e o lema "Vós sois todos irmãos e irmãs" (Mateus 23,8). Além disso, a missão da Pastoral Familiar foi abordada de maneira aprofundada, destacando-se a necessidade de fortalecer os laços familiares e comunitários para assim promover a família e a espiritualidade dentro dos lares.

Por meio de grupos de partilha e reflexão, os participantes puderam compartilhar suas experiências e desafios, encontrando apoio e orientação para enfrentar as adversidades do dia a dia. A Missa inicial, a Consagração a Nossa Senhora e a adoração ao Santíssimo Sacramento ao final do encontro foram momentos de profunda conexão espiritual com o Senhor, onde os participantes puderam se recolher em oração e contemplação, renovando suas forças e reafirmando seu compromisso com a fé.

O retiro da Pastoral da Família se destacou não apenas pela qualidade da programação, mas também pela atmosfera de fraternidade, partilha, animação e acolhimento que permeou todo o evento.

A união de pessoas de diferentes regionais e paróquias, unidas pelo mesmo propósito de fortalecer as famílias na fé, foi um testemunho vivo da força e da beleza da nossa comunidade cristã. À medida que o dia terminava, os participantes se despediram com os corações repletos de gratidão e renovados em sua missão de levar o amor de Cristo às famílias e às comunidades.

Que os frutos deste retiro se multipliquem e inspirem cada vez mais pessoas a se engajarem nas comunidades e a viverem o Evangelho no dia a dia, construindo um mundo com mais amor e acolhimento, a partir do testemunho de amor e serviço vividos nas pastorais.

Que possamos continuar a fortalecer os laços familiares e a promover a amizade social, seguindo o exemplo de Jesus Cristo, que acolhia e continua acolhendo a todos, pois Ele nos ensina a amar e a cuidar uns dos outros como verdadeiros irmãos.

Que Deus abençoe a Pastoral da Família e a todos que participaram deste retiro.

Que a graça de Deus continue a iluminar e fortalecer nossas famílias e nossa Diocese como um todo. Amém.

Texto: Comissão Diocesana da Pastoral da Família