26.02.2024

Encontro com Tesoureiros reúne representantes paroquiais, em Jerônimo Monteiro

100 representantes participaram do encontro que aconteceu na matriz

Dando continuidade aos trabalhos de gestão administrativa da Diocese de Cacheiro de Itapemirim, o Vicariato Episcopal para Administração e Economia promoveu neste sábado, 24 de fevereiro, o Encontro com os Tesoureiros e Secretários Paroquiais. Cerca de 100 representantes paroquias participaram do encontro que aconteceu na igreja matriz de Jerônimo Monteiro.

A abertura do encontro foi feita pelo padre Valdece Shuenk. Em sua participação, o Vigário Episcopal para Administração e Economia promoveu um momento de animação e, logo depois, conduziu a oração inicial. Em sua fala o sacerdote também lembrou o Tempo Litúrgico da Quarema. A Quaresma é a designação do período de quarenta dias que antecedem a principal celebração do cristianismo: a Páscoa.

“Nós somos chamados a experimentar no tempo da quaresma um caminho de conversão, de mudança de vida em direção a Deus e ao próximo”, afirmou o padre.

Na sequência, Padre Marconi José de Andrade, Assessor Diocesano para o Dízimo, falou sobre o documento 106 da CNBB que apresenta o dízimo na perspectiva da evangelização, como um dos elementos da ‘conversão pastoral’ que foi assumida pela Conferência de Aparecida.

“A contribuição com o dízimo e sua correspondente pastoral precisam estar baseadas em uma correta compreensão. Quais são os fundamentos bíblicos e eclesiais – quais suas dimensões e finalidades. Isto garante que o dízimo se situe no âmbito da fé cristã e na ação evangelizadora”, explicou o padre.

Padre Claudinei Bourguignon Mascarelo (Padre Caio), pároco da Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora – sede anfitriã do encontro, ressaltou a importância da devolução do dízimo, como sentido de pertença a Igreja.

“Quando falamos de dízimo, não falamos apenas sobre dinheiro, antes devemos entender que o dízimo é parte integrante no processo de evangelização. O dízimo é partilha pois, ao oferecê-lo, contribuímos com parte do que temos. A união das partes oferecidas pelos membros de uma comunidade nos leva a ter condições de investir e sustentar o nosso plano de evangelização”, afirmou o sacerdote.

A participação da Contabilidade Diocesana e a partilha de experiências, onde os secretários e tesoureiros paroquiais puderam expor suas dúvidas, marcou o encerramento do encontro que contou ainda, com um agradecimento geral do Diácono José Antônio Gualandi.