04.03.2024

Caminhada Penitencial reúne 1 mil pessoas em Alegre

O bispo diocesano de Cachoeiro de Itapemirim, Dom Luiz Fernando Lisboa, presidiu a Santa Missa

Centenas de fiéis se reuniram na manhã deste domingo, 03 de março, em Alegre, para participarem da Caminhada Penitencial, ato católico que é realizado geralmente no terceiro domingo da Quaresma.

Os católicos compareceram ao evento às 5 horas e a previsão dos organizadores é de que aproximadamente 1 mil fiéis tenham participado da caminhada.

Este ano, os grupos saíram das paróquias de Alegre e Jerônimo Monteiro, em direção ao Campus do Instituto Federal do Espírito Santo (IFES) no distrito de Rive. Na Paróquia Nossa da Penha, a caminhada teve início no pátio da Matriz, passando pelo centro de Alegre e, seguindo pela BR 482 até o ginásio de esportes, um trajeto de aproximadamente 12 km. Já os fiéis da Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora, Jerônimo Monteiro, saíram às 05h30 da matriz. No percurso aconteceram paradas para reflexão e momentos de oração.

Na chegada, o bispo diocesano de Cachoeiro de Itapemirim, Dom Luiz Fernando Lisboa, presidiu uma missa. A celebração foi concelebrara pelos padres Juliano Ribeiro Almeida (pároco de Alegre), Márcio Teodoro da Silva, SDB (vigário paroquial de Alegre), Gilberto Roberto Silva (vigário paroquial de Jerônimo Monteiro) e Claudinei Bourguignon Mascarelo (Pe. Caio).

▪️ Caminhada

A caminhada acontece no período da Quaresma, geralmente no terceiro domingo da celebração. A Quaresma começa na quarta-feira de cinzas, que, neste ano, ocorreu no dia 14 de fevereiro, e vai até a Semana Santa.

Foto: José Alberto / Pascom Nossa Senhora da Penha (Alegre)