09.04.2024

Primeira catequista a ser instituída no Estado do Espírito Santo é da Diocese de Cachoeiro

Maria de Lourdes Fiorido é catequista há mais 20 anos

A 61ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) terá um momento especial durante sua realização em Aparecida (SP). No dia 13 de abril, sábado, a missa do encontro dos bispos contará com o rito de instituição do ministério de catequistas, no qual catequistas de todos os dezenove regionais da Conferência receberão a designação desse ofício.

No Regional Leste 3 que compreende o Estado do Espírito Santo, a catequista que foi indicada pelos Bispos para ser instituída no Ministério é a Maria de Lourdes Fiorido, 64 anos, da Paróquia São Pedro Apóstolo de Venda Nova do Imigrante, pertencente a Diocese de Cachoeiro de Itapemirim.

"Foi uma grande surpresa! Faço parte da Comissão para a Animação Bíblico-Catequética do Regional Leste 3 da CNBB, representando a Diocese de Cachoeiro, por isso, tive acesso e estudei o Documento 112 aprovado durante a 59ª Assembleia Geral da CNBB, que funciona como uma direção geral para Igreja no Brasil, então, eu sabia da possibilidade da instituição do ministério de catequistas mas, honestamente, quando estudei este documento, não fiz isso na minha perspectiva, e sim na perspectiva do catequista", explicou.

Lurdinha, como é conhecida, é catequista há mais 20 anos e teve sua formação no Instituto Pastoral Catequética (IPAC) da Arquidiocese de Vitória e experiência adquirida nas Paróquias Nossa Senhora da Conceição, em Conceição de Castelo e Nossa senhora Aparecida, em Itaoca Pedra (Cachoeiro). Já participou também da Pastoral da Juventude (PJ) e hoje, atua também na Coordenação Diocesana da Iniciação na Vida Cristã (IVC) da Diocese de Cachoeiro de Itapemirim.

"Quando recebi o convite, no primeiro momento, fiquei questionativa se aceitaria ou não. Rezei e conversei com o assessor diocesano da IVC, padre Carlos Henrique Dias, também conversei com o Nathan Arrigoni Gallão, que é nosso referencial da IVC no Regional Leste 3 e, após uma semana, tomei a decisão de aceitar esse convite. Entendo como uma benção, um momento de amadurecimento da minha fé e do trabalho que, com a ajuda de tantas pessoas, exerço há anos na catequese. Vou receber este ministério levando no coração, todos os catequistas da Diocese de Cachoeiro e do Reginal Leste 3", finalizou.

O ministério de catequista “é um serviço estável prestado à Igreja local de acordo com as exigências pastorais identificadas” pelo bispo, e que devem ser desempenhadas de acordo com a condição de cristãos leigos e leigas que recebem este ministério. O Ministério foi instituído pelo Papa Francisco com o Motu Proprio Antiquum Ministerium, do dia 10 de maio do ano de 2021.