Bispos do Regional Leste 3 participam de missa dedicada aos bispos eméritos

Atualmente, a Igreja no Brasil conta com 168 eméritos

Nesta quarta-feira, 17 de abril, oitavo dia da 61ª Assembleia Geral dos Bispos do Brasil (AG CNBB) é dedicada a informes sobre a Rede Eclesial Pan-Amazônica (Repam), a Conferência Eclesial da Amazônia (Ceama), ao Conselho Indigenista Missionário (Cimi).

Logo cedo, às 7h, os bispos participaram da Missa no Santuário Nacional de Aparecida (SP), que foi dedicada aos bispos eméritos. Atualmente, a Igreja no Brasil conta com 168 eméritos. A celebração foi presidida pelo arcebispo emérito de Olinda e Recife, Dom Antônio Fernando Saburido, e concelebrada pelo arcebispo emérito de Cascavel (PR), Dom Adelar Baruffi, e o arcebispo emérito de Natal (RN), Dom Jaime Vieira Rocha. Representando o Regional Leste 3, estavam: Dom Luiz Fernando Lisboa (Bispo de Cachoeiro), Dom Lauro Sérgio Versiani Barbosa (Bispo de Colatina), Dom Paulo Bosi Dal´Bó (Bispo de São Mateus), Dom Dario Campos (Arcebispo de Vitória) e Dom Andherson Franklin Lustoza de Souza (Bispo Auxiliar de Vitória).

Na primeira sessão da manhã, o bispo da diocese de Brejo (MA) e presidente da Comissão Episcopal para a Ação Sociotransformadora (Cepast) da CNBB, Dom José Valdeci Santos Mendes, e o arcebispo de Londrina (PR), Dom Geremias Steinmetz, apresentaram uma proposta formativa sobre a Doutrina Social da Igreja.

Na segunda sessão da manhã, foram tratados o Estatuto e o Regimento Interno da CNBB e os informes das Comissões para a Causa dos Santos, Comunicação, Educação e Cultura, Bíblico-Catequética e Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada.

A terceira sessão do dia está sendo dedicada aos informes dos Organismos dos Povo de Deus – Conselho Nacional do Laicato do Brasil (CNLB) e Conferência Nacional dos Institutos Seculares do Brasil (CNISBI) – e das Comissões Episcopais para o Laicato e o Ecumenismo e Diálogo Inter-religioso. A sessão vai aprofundar ainda o tema dos ministérios laicais.

Às 17h, durante a última sessão desta quarta-feira, os bispos se encontrarão nos 19 regionais da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil. Nesta quarta-feira, não haverá sessões reservadas.

Com colaboração do Canção Nova Notícias - Comunicação da 61ª AG CNBB