Notícias

24.07.2014

Comunicação em destaque.



Começa nesta quinta-feira, 24, o 4º Encontro Nacional da Pastoral da Comunicação (PASCOM), que será realizado em Aparecida – SP, como já é tradição.

Sob o tema “Comunicação, Desafios e Possibilidades para Evangelizar na Era da Cultura Digital”, o encontro reunirá até o próximo domingo, 27, representantes de todo o Brasil, entre  bispos, presbíteros, ​diáconos, seminaristas, religiosos e leigos comprometidos ou não com a comunicação.

A Diocese de Cachoeiro de Itapemirim também marcará presença no Encontro através do Pe. Thiago da Silva Vargas, diretor do departamento diocesano de comunicação, do seminarista Thiago Malanquini e do leigo Juliano Guimarães.

O 4º Encontro Nacional da PASCOM tem por objetivo “articular, animar e motivar a PASCOM da Igreja no Brasil, tendo presente a cultura gerada pelas novas tecnologias que constituem um novo areópago para evangelizar a todos com a comunicação”, como afirma a organização do evento.

Durante o Encontro, haverá palestras e oficinas com palestrantes de peso, como  o Prof. Dr. Pe. Antônio Spadaro, autor dos livros Web 2.0 e Ciberteologia, Dra. Letícia Soberón, membro do Comitê da RIIAL – Rede Informática da Igreja na América Latina, entre outros especialistas na área da comunicação e da pastoral, entre eles o Cardeal dom Orani João Tempesta, Arcebispo da arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro e bispo referencial da Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação.

A Cerimônia de abertura está marcada para às 19h de hoje, que ainda contará com  a Conferência: Comunicação, desafios e possibilidades para evangelizar na cultura digital, com o Pe. Antônio Spadaro, S.J.

Amanhã, 25, as atividades do 4º Encontro Nacional da PASCOM serão realizadas a partir das 07h30, tendo início com a Celebração Eucarística presidida pelo Cardeal dom Orani João Tempesta. 

Ao longo do encontro serão realizados Seminários, Palestras, Noite Cultural, Oficinas, entre outras atividades.

O Encontro tem encerramento previsto para às 12h de domingo, 27.



2° Seminário Nacional de Jovens Comunicadores


Durante o 4º Encontro Nacional da PASCOM também será realizado o 2° Seminário Nacional de Jovens Comunicadores, sendo a primeira vez que as comissões para a Comunicação e Juventude da CNBB promovem o encontro em conjunto, de forma especial neste momento em que se comemora um ano da realização da Jornada Mundial da Juventude, no Rio de Janeiro.

O objetivo da realização dos eventos em conjunto é uma maior integração nas atividades de evangelização, como afirmou a assessora da Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação, Ir. Élide Fogolari, ao site da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

“integrar esses dois grandes grupos da Igreja é entender que a comunicação e a evangelização são realizadas, sobretudo, pela juventude que deseja algo novo e tem esperança. A maioria dos participantes que atua na Pastoral da Comunicação é jovem”.

Veja mais informações sobre o 4° Encontro Nacional da Pastoral da Comunicação e 2° Seminário Nacional de Jovens Comunicadores, no site oficial do evento: http://encontronacionalpascom.cnbb.org.br/
 

 

 

Mais Notícias