Chega ao fim a 61ª Assembleia Geral dos bispos do Brasil

Durante duas semanas o episcopado brasileiro discutiu diversos temas que foram do Sínodo dos Bispos, o vindouro Jubileu, evangelização, entre outros

A 61ª Assembleia Geral da CNBB chega a seu último dia. Na pauta, os membros da presidência da Conferência Nacional dos Bispos (CNBB), abordaram os principais temas e encaminhamentos desta edição da Assembleia Geral. A mesa foi composta por dom Ricardo Hoepers, bispo auxiliar da Arquidiocese de Brasília (DF); dom João Justino de Medeiros Silva, arcebispo de Goiânia (GO); dom Jaime Spengler, arcebispo de Porto Alegre (RS); e dom Paulo Jackson Nóbrega de Sousa, arcebispo da arquidiocese de Olinda e Recife (PE).

Dom Jaime Spengler,  presidente da CNBB, disse que a partir de agora se inicia uma etapa onde serão compartilhadas e desenvolvidas todas as experiências vividas, e expressou seu agradecimento.

“Gostaria de reconhecer a dedicação e o empenho em promover, por meio do engajamento cotidiano, a comunhão entre nós. Diferenças são normais, enriquecedoras, necessárias… Agradecer a dedicação e empenho de muitos, alguns dos colaboradores eram talvez mais percebidos, no entanto, um grande número trabalhou com discrição.”

O arcebispo agradeceu também a Dom Orlando Brandes, arcebispo de Aparecida (SP), à comunidade dos Missionários Redentoristas e o privilégio de viver e celebrar a Assembleia na Casa da Mãe Aparecida, assim como o serviço prestado pelo Santuário Nacional.

Dom Jaime mencionou algumas dimensões que caracterizam “a vida” na Assembleia Geral:

“A dimensão pastoral — quanto empenho das distintas comissões episcopais, na construção de indicações viáveis e necessárias para a promoção da obra da evangelização, de norte a sul e leste a oeste do nosso Brasil.”

Falou também sobre a dimensão humana, comunhão fraterna, celebrações, retiro e dimensão intelectual.

Nesse sentido, Dom João Justino, primeiro vice-presidente CNBB, disse ter sido um ano de aprendizado e se dirigiu ao episcopado:

“Dom Jaime tinha participado da presidência anterior. Naturalmente, veio com essa experiência, junto a vocês aplicando um novo estatuto e um novo regimento, que foi fruto e trabalho da presidência anterior. Certamente, isso pede de nós mais atenção e mais cuidado. Aqui e ali pode haver alguma falha, mas na caridade superamos as nossas dificuldades.”

Dom João mencionou que a Assembleia Geral é uma expressão muito bonita da vitalidade da Igreja no Brasil, uma experiência muito concreta da sinodalidade.

“Uma palavra que ganhou grande espaço nos últimos anos a partir das insistências do Papa Francisco, mas, se aprofundarmos, vamos percebendo que a sinodalidade era algo já praticado na Igreja do Brasil. A Conferência dos Bispos é o lugar mais forte dessa sinodalidade: são 71 anos dessa história muito bonita, em que a Igreja no Brasil encontrou esse caminho para na comunhão dos seus bispos pensarem juntos, fortalecer uns aos outros.”

O arcebispo explicou que no núcleo da sinodalidade está a experiência da escuta e dela provém o aprendizado exercitado ao longo desses 10 dias. “Creio que esse é um caminho que fortalecido vai dando pouco frutos, frutos para o reino.”

• 61ª Assembleia Geral da CNBB

Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispo do Brasil teve início em 10 de abril. Durante duas semanas, o episcopado brasileiro tratou de diversos temas pertinentes à Igreja contemporânea: Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora, Sínodo dos Bispos, Jubileu 2025, além de assuntos pertinentes à previsão estatutária da Conferência (Doutrina da Fé, Liturgia, Relatório do anual da presidência, relatório econômico e Textos Litúrgicos).

Estiveram presentes, representando o Regional Leste 3, Dom Luiz Fernando Lisboa (Bispo de Cachoeiro), Dom Lauro Sérgio Versiani Barbosa (Bispo de Colatina), Dom Paulo Bosi Dal´Bó (Bispo de São Mateus), Dom Dario Campos (Arcebispo de Vitória) e Dom Andherson Franklin Lustoza de Souza (Bispo Auxiliar de Vitória).