19.09.2014

Dia Internacional de Combate ao Tráfico Humano.

O Dia Internacional de Combate ao Tráfico de Seres Humanos será celebrado na próxima terça-feira, 23, com atividades em várias partes do país.

Em Cachoeiro de Itapemirim a rede “Um Grito Pela Vida”, formada por religiosos e representantes de entidades na defesa da vida, irá promover ações que ocorrerão na Praça Jerônimo Monteiro ao longo do dia, entre 14h e 17h. Também haverá Celebração Eucarística, às 18h30, na Catedral de São Pedro.

Contudo, as Paróquias da diocese de Cachoeiro de Itapemirim são convidadas a recordar, já no próximo domingo, 21, nas Celebrações do dia, o combate contra esta prática que tanto maltrata a dignidade humana.

Neste ano de 2014 a Campanha da Fraternidade, promovida pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), trouxe à sociedade o alerta contra o tráfico humano com o tema “Fraternidade e Tráfico Humano” e o lema “É para a liberdade que Cristo nos libertou” (GI 5,1).

No próximo domingo, cada Paróquia e cada fiel é convidado a reforçar o apelo lançado pela Campanha da Fraternidade 2014 e revigorar o grito contra o tráfico de pessoas, que possui diversas facetas e finalidades.

Leia a seguir o texto sugerido para leitura nas celebrações de domingo, composto pelo Pe. Giovanni Geraldo Quites, Coordenador Diocesano das Pastorais Sociais da Diocese de Cachoeiro de Itapemirim.

Dia Internacional de Combate ao Tráfico Humano.

Todos os anos, no dia 23 de Setembro, é celebrado, em nível de Brasil, o Dia Internacional de Combate ao Tráfico de Pessoas. Em muitos estados brasileiros são promovidos, ao longo da semana, ações que levem à reflexão sobre este crime que assola a nossa sociedade e o mundo. Uma reflexão que leve a sociedade a mobilizar-se na prevenção a esta prática criminosa. Dentre as ações, destacam-se realizações de reuniões, seminários e atos públicos.

Em nível mundial há uma Campanha denominada “Coração Azul”, promovida pela Organização das Nações Unidas e apoiada pelo Ministério da Justiça. Qual o significado do Coração Azul? “Representa a tristeza das vítimas do tráfico humano e nos lembra a insensibilidade daqueles que compram e vendem outros seres humanos”.

Ano passado, no dia 23 de Setembro, em sintonia com essa Campanha, a Diocese de Cachoeiro de Itapemirim, sob a orientação da Ir. Rita Zampirolli e da Equipe da "Rede um Grito pela Vida", formada por religiosos e representantes de entidades na defesa da vida, realizou-se na Praça Jerônimo Monteiro uma programação com várias atividades com o intuito de conscientizar a sociedade que reúna forças para acabar com essa prática.

Neste ano, a CNBB (Conferência Nacional dos Bispos no Brasil), assumiu com toda a Igreja, a Campanha da Fraternidade que abordou este tema que já é defendido pela ONU. Só para lembramos: “Fraternidade e Tráfico Humano”. “É para Liberdade que Cristo nos Libertou” (Gl 5,1). Durante toda a Quaresma fomos chamados a entrar em comunhão com nossos irmãos (ãs) que sofrem este crime: homens, mulheres, jovens e crianças de todas as raças.

Não podemos parar. Temos que continuar. E essa é a oportunidade para retomar esse assunto. Recordemos o pronunciamento do Papa Francisco por ocasião da abertura da CF 2014: “Não é possível ficar impassível sabendo que existem seres humanos tratados como mercadoria! Pensem nas adoções de crianças para remoção de órgãos, em mulheres enganadas e obrigadas a prostituírem-se, em trabalhadores explorados, sem direitos nem voz, etc. Isso é tráfico humano! Neste nível, há necessidade de um profundo exame de consciência: de fato, quantas vezes toleramos que um ser humano seja considerado como um objeto, exposto para vender um produto ou para satisfazer desejos imorais? A pessoa humana não se deveria vender e comprar como uma mercadoria. Quem a usa e explora, mesmo indiretamente, torna-se cúmplice dessa prepotência”.

Segundo UNODC Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime o Tráfico de Pessoas é uma das atividades criminosas mais lucrativas do mundo, atinge cerca de 2,5 milhões de vítimas. Não podemos queridos irmãos e irmãs, ficarmos cegos e surdos a essa situação que assola a humanidade. Podemos dizer não. Podemos evita-lo. De que maneira? Através da prevenção por campanhas, como essas que são promovidas; denunciando para que o Estado possa articular ações de repressão e proteção às vitimas.

Portanto, no dia 23 de Setembro, a partir das 13 horas, na Praça Jerônimo Monteiro, irá acontecer atividades em sintonia com o dia internacional de combate ao Tráfico de Pessoas. As atividades concluirão com uma Celebração Eucarística na Catedral de São Pedro. Todos estão convidados a participar.

Como Cristãos (ãs), nos unamos a essa causa.

Em Cristo,

Pe. Giovanni Geraldo Quites.