12.02.2015

Bote Fé.

A Paróquia Santíssima Trindade e a Pastoral da Juventude de Marataízes já se preparam para o Carnaval, mais precisamente para a realização do desfile do Bloco Bote Fé, que chega a sua terceira edição neste ano, com a expectativa de animar a avenida Beira-Mar com um reportório variado de músicas Católicas em ritmo de Carnaval, aliados a muita folia de forma sadia, mostrando que é possível se divertir sem desrespeitar os valores cristãos.

Como tudo começou.

O Bloco Bote Fé foi criado em 2013, como parte das atividades em preparação para a Jornada Mundial da Juventude realizada no Rio de Janeiro naquele ano.

“O Bloco foi criado com o objetivo de reunir a juventude de nossa Paróquia (Santíssima Trindade – Marataízes) em preparação para a Jornada Mundial da Juventude. Foi proposto pela Diocese de Cachoeiro de Itapemirim que cada paróquia, juntamente com sua juventude paroquial, criasse um evento em preparação para a JMJ”, lembra a secretaria paroquial de Marataízes.

Jovens posam para foto no primeiro ano do Bloco, em 2013, juntamente com o Pe. Evaldo Praça Ferreira (segundo da direita para a esquerda), pároco de Marataízes na época.

Pelo fato do município receber uma grande quantidade de turistas durante o verão, especificamente no período de Carnaval, foi definido a realização de uma grande concentração de jovens que, animados por um trio elétrico tocando músicas Católicas adaptadas para o ritmo de Carnaval, cruzaram a avenida da Praia Central da cidade.

Nascia assim, em pleno Carnaval de 2013, o Bloco Bote Fé.

Bloco Bote Fé em 2013.

Bloco Bote Fé atrai mais participantes em 2014.

Se no primeiro ano o Bloco foi formado, em sua maioria, por jovens paroquianos, no ano seguinte fiéis de diversas faixas etárias engrossaram o número de participantes. Atualmente o Bloco conta com a participação de famílias inteiras, como afirma a secretaria Paroquial de Marataízes.

“O primeiro Bote Fé parecia ser mais voltado para a juventude. Hoje não podemos mais afirmar isso, pois já no ano passado observamos uma quantidade enorme de famílias inteiras participando. Para esse ano, acreditamos ver isso mais intensamente, porque as pessoas que estão adquirindo seu abadá já levam uma quantidade pensando em toda família, o que é muito positivo, porque o evento está envolvendo os fiéis de todas as idades”.

Bloco Bote Fé em 2014.

Fiéis de diversas idades participam do Bloco Bote Fé em 2014.

O trio elétrico esteve presente desde o princípio, tocando músicas Católicas adaptadas para o ritmo de Carnaval.

Para se ter uma ideia do sucesso e crescimento do Bloco basta comparar o número de abadás confeccionados, que pulou de 100 peças no primeiro ano, para 600 em 2014. Para 2015 já foram produzidos 1.000 abadás.

Assim como em muitos blocos carnavalescos do Brasil, o bloco Bote Fé também utiliza o abadá como forma de identificação dos seus participantes.

O Bloco Bote Fé materializa a ideia de que é possível aliar diversão e evangelização, em pleno Carnaval, através das músicas e do testemunho de jovens, crianças e famílias, que comprovam que a “verdadeira alegria é Jesus Cristo”.

O Bloco Bote Fé desfilará pela Avenida Beira Mar na próxima terça-feira, 17, com início previsto para às 19h. A concentração do Bloco acontecerá no Centro de Marataízes, em frente à Igreja Matriz Nossa Senhora da Penha, a partir das 18h.

Cartaz do Bloco Bote Fé 2015.