Notícias

02.03.2015

11º Encontro Nacional da Juventude, em Manaus – AM.



Entre os dias 18 e 25 de janeiro foi realizado o 11º Encontro Nacional da Juventude, em Manaus – AM.

A Diocese de Cachoeiro de Itapemirim foi representada pelo coordenador paroquial da PJ de Rio Novo do Sul, Regional I e membro da coordenação diocesana da Juventude, Venagino da Cunha Bernardi (Ginim).

Pouco mais de 2 meses após a sua participação no Encontro, Venagino compartilha um pouco da sua experiência em Manaus, confira:


Por Venagino da Cunha Bernardi 

Na experiência, na vivência, na contemplação e no encontro das águas venho partilhar o 11º Encontro Nacional da Pastoral da Juventude - 18 a 25 de Janeiro de 2015 – Manaus – Amazonas

Amazônia! Coração acolhedor! Manaus coração amazônico! Povo de festa, de fé! Terras, águas benditas e lindas! Muita dança, muita mística e encanto!

Viver, sentir, partilhar a vida, o pão e a utopia, fazer Puxirum e se fazer presente no 11º Encontro Nacional da Pastoral da Juventude, faz com que meu coração exprima uma mensagem a todos vocês que assim como eu buscam e querem fazer acontecer a tão sonhada civilização do amor.

Primeiro gostaria de agradecer a nossa querida Diocese, Dom Dario pela oportunidade, pelo setor Juventude, pela coordenação Diocesana da Pj, dos amigos pejoteiros de todos os nossos regionais, da coordenação paroquial de minha paróquia Rio Novo do Sul, da coordenação regional, pelas orações e por não somente apostarem e sim confiarem em minha pessoa essa missão tão importante de ser delegado da Diocese neste encontro.

Pra mim o encontro começou aqui no ES, o convite, depois a inscrição, orientações, partilhas na coordenação paroquial, regional, Diocesana, o tríduo e o envio na missa em Itaipava com meu amigo Pe. Dennis.

Cheguei a Manaus motivado e com o coração cheio de esperança, pois vocês pejoteiros e amigos, como sempre fazem a diferença em minha vida.

O Encontro me fez retomar aquilo que é próprio de um menino nascido no interior e que vive a beleza de se conviver em comunidade eclesial de base (CEB’s). Lá no meu cantinho a gente celebra a palavra e a Eucaristia em famílias, todos se alimentam dessa força comunitária e multiplicam na família, nos grupos base (jovens), porque EU SOU FELIZ É NA COMUNIDADE. O encontro nacional teve esse jeito, essa vivencia comunitária, eram quase 600 jovens deste nosso lindo Brasil, com seus encantos, sorrisos, jeitos, culturas, manias, místicas... Nas águas e terras Amazônicas, povo de muito encanto e fé. O credenciamento inicial já nos motivava a viver o encontro, as cores, o abraço, o carinho e alegria dos manauaras nos envolviam na missão.

Manaus foi durante uma semana a casa da Pastoral da Juventude, pisar naquele chão, entrar nas águas do rio negro, estar nas periferias com aquele povo dos Igarapés, viver as oficinas, as canções, cirandas, mantras, sorrisos, abraços, celebrar, rezar e contemplar a beleza do encontro do Rio Negro e Solimões que são diferentes, mas que juntos sustentam um povo lindo e acolhedor.

A metodologia do encontro foi no chegar, ver, julgar e agir. CHEGAR chegando com fé na missão e o lugar teológico a Partilha, VER a vida, e o lugar teológico: O pobre, Julgar, vivenciar o Pão, e o lugar teológico a Palavra, a criação, o Jovem. A leitura orante da Palavra de Deus nos levava a refletir nossa caminhada, nossos sentimentos na busca de um projeto de vida, a Palavra como centro, pois é impossível planejar um projeto de VIDA sem conhecer o Mestre, por isso fomos perguntar: Mestre Onde Moras? Vinde e Verás (Jo 1, 38:39).

No primeiro dia foi à festa do Reencontro na Praia, isso mesmo Praia gente... De água doce, banhada pelo rio negro, águas quentes que nos acolhia. E no anfiteatro da praia de ponta negra, ali pude vivenciar com as bênçãos de Nossa Senhora da Conceição o quanto estávamos acolhidos e tão vivos na igreja, a PJ pôde dizer bem forte Pj aqui, Pj lá, Pj em todo lugar! Dançar nego nagô,e ainda cantar quando os pés no chão tocarem para a dança começar, lembrando da CF que falava da Amazônia. A missa de abertura e a entrada da delegação dos estados estavam começando e lá fui eu com a Bandeira do nosso Estado e a imagem de Nossa senhora da Penha. E como a Penha foi bem recepcionada! Deixei a imagem nos pés do altar, mas o lugar dela seria ao lado da Padroeira de Manaus e Amazonas, e lá a colocaram, mas com o vento a imagem cai, eu vendo a cena, não acreditei vendo a menina pegando os pedaços de minha padroeira, mas calma, tudo acontece para a missão. No meio de tantos bispos e padres, tinha um padre tímido, quietinho, mas que precisava dela, ele era de Manaus e restaurador, e sempre quis ter uma imagem de Nossa Senhora da Penha, e pra minha alegria ele a leva para casa e a restaura, leva ela como presente, não meu, mas sim de Deus. Assim foi o encontro, cheio de muitas alegrias e novidades. E já no teatro do colégio La Salle, nas mesas de debates e partilhas, quando todos estavam ali encantados com  a linda abertura, chega até nós uma mensagem, era uma carta do Papa Francisco, não tenho palavras, mas ele nos deixa a mensagem: “Vocês são profetas do Amor” Continuem a missão, o trabalho, dizia o Papa Francisco na carta enviada aos Pejoteiros, foi muito lindo. Lembro também das palavras de Dom Vilson Bispo em Caxias no Maranhão e Assessor da Juventude na CNBB“A Pastoral da Juventude é a maior escola de líderes de nossa Igreja”, Pe Hilário Dick reforça: Ser Pastoral da Juventude não é brincadeira e sim uma causa”.

As mesas de debates nos trouxeram alguns assuntos que venho partilhar:Análise da conjuntura Latino-americana e Brasileira, Pj da Amazônia, inspirações para a juventude, Seguimento de Jesus: onde conhecemos o mestre? Redescobrir a “Alegria do evangelho” e o encantamento dos e das jovens e Espiritualidade libertadora no anúncio de Jesus.

Fomos acolhidos em paróquias, comunidades e áreas missionárias. Todas prepararamcom muito carinho nossa acolhida com: Lembranças, comidas, apresentações culturais, danças, tudo muito bem feito e feito com amor.

A minha missão na área pastoral comunidade Cidade de Deus me fez acreditar que um novo mundo é possível, quando todos darem as mãos, com fé e esperança. Estar ali com aquele povo sofrido, abandonado nas drogas, na falta de moradia, saneamento, me faz reafirmar a opção pela PJ, que faz também opção pelo pobre e sem vez. Um grupo de jovens me acolheu e ali tive a resposta: Mestre onde moras? Jesus mora em todo lugar, muito mais naquele Grupo de Jovens que não cessam de anunciar ele, com visitas, ajudas, diálogos.  A missão não é somente minha como diz Zé Vicente: É missão de todos nós, Deus chama... Quero partilhar essa missão e que podemos ser uma Igreja a Serviço conforme nos pede a CF 2015.

A romaria dos Mártires foi profética, mística, linda, e ainda pude reencontrar com uma irmã Agostiniana que trabalhou conosco na construção do DNJ Estadual e ganhar dela um livro contando a história da freira Cachoeirense morta em Lábrea no Amazonas por anunciar e defender o reino, Irmã Cleuza, essa já é mártire das causas indígenas e em breve estará em processo de canonização, uma Santa Capixaba e de nossa Diocese, que bênção.

Depois de dias de partilhas, vivencias, choros e alegria... Era a hora de partir. Tivemos o envio na Catedral de Manaus, os bispos que nos acompanharam durante todo o encontro e vários padres, religiosos se faziam presentes juntamente com a multidão de jovens desta nossa nação. Assim como todo o encontro Dom Vilson dizia da importância de nossos grupos de base, nossos grupos jovens. A mensagem que deixo as nossas paróquias, aos padres, coordenadores de grupos, coordenações paroquiais, regionais, Diocesana é que façamos essa opção pelo pobre, marginalizado e excluído e isso depende de todos nós, precisamos formar grupos jovens, alicerçar nossas bases e formar lideranças. VAMOS FORMAR GRUPOS JOVENS, partilhar a vida, o pão e a utopia na construção da tão sonhada: CIVILIZAÇÃO DO AMOR.

Com minha gratidão e carinho;

Venagino da Cunha Bernardi (Ginim)
Delegado representando a Diocese de Cachoeiro do Itapemirim no 11º Encontro Nacional da Pastoral da Juventude em Manaus.
Coordenador Paroquial da PJ em Rio Novo do Sul
Coordenador do Regional I da PJ
Coordenação Diocesana da PJ

 

 

Mais Notícias