09.03.2015

Diocese de Cachoeiro realizou Retiro para lideranças das coordenações pastorais e equipes.

Como ação prática do desejo surgido na Assembleia Diocesana, realizada em 2014, de aprofundar a espiritualidade, foi realizado no último final de semana, 07 e 08, o Retiro para Lideranças das coordenações pastorais e equipes da diocese de Cachoeiro de Itapemirim.

O Retiro aconteceu na Casa de Encontro “Maria, Mãe da Igreja”, em Jerônimo Monteiro, e contou com a presença de 50 participantes, entre lideranças e leigos em geral.

Assessorado pelo Pe. Antônio José de Nazareth e por Penha Antoniolli, o Retiro foi baseado na espiritualidade inaciana, de Santo Inácio de Loyola.

Um dos pontos destacados no retiro foi o valor do silêncio na oração, “não o silêncio da indiferença, mas o silêncio da generosidade, que oferece ao outro um espaço de aconchego e descanso... Permanecer em profundo silêncio, na presença do Senhor, é a oração em seu estado mais puro”, diz um trecho do texto “O silêncio como forma de oração”, de autoria do Pe. Luis Gonzállez Quevedo, apresentado no Retiro.

Para a assessora do encontro, Penha Antoniolli, todos são chamados a uma vida profunda com Deus, “você é uma carta de Deus escrita por Jesus Cristo e selada pelo Espírito Santo”, frisou a assessora.

O Retiro foi encerrado com a Missa presidida pelo Pe. Antônio José de Nazareth.

Segundo o secretariado diocesano de pastoral, o Retiro contou com a presença de 50 pessoas, representando 25 paróquias da diocese e foi avaliado de forma positiva pelos participantes, fazendo sentir concretamente o encaminhamento solicitado na Assembleia Diocesana do ano passado por aprofundamento na espiritualidade.

Retiro aconteceu em Jerônimo Monteiro.

Ornamentação.

Pe. Antônio José de Nazareth celebra a Missa de encerramento.

Retiro foi baseado na espititualidade inaciana, de Santo Inácio de Loyola.

50 participantes estiveram no Retiro, vindos de 25 paróquias da diocese.