12.03.2015

Veja aqui todas as informações sobre a Assembleia Diocesana, realizada em 2014.

A Diocese de Cachoeiro ciente de que é necessária que toda a Igreja seja uma Comunidade de Discípulos Missionários para o crescimento do Reino entre nós, realizou em 2014 uma Assembleia que percorreu todas as instâncias da estrutura de nossa Igreja: comunidades, paróquias, regionais e toda a diocese e se encerrou em Jerônimo Monteiro nos dias 28, 29 e 30 de novembro. Ficou definindo como Objetivo:

“Evangelizar com alegria, celebrando a fé viva em nossas comunidades eclesiais de base, perseverando na Comunhão Fraterna, na Palavra de Deus, na Oração e na Eucaristia, motivando a ação dos discípulos missionários de Jesus Cristo, para que todos tenham vida, rumo ao Reino definitivo”.

Cada instância deve estar atenta às proposições vindas da Assembléia Diocesana e de sua própria realidade local, a partir das quatro colunas que sustentam a vida de nossas CEB´s.

1) PALAVRA DE DEUS

1 - Promover a Palavra de Deus em todos os níveis de formação da Diocese.

2 - Fomentar a participação nos Círculos Bíblicos como caminho de animação bíblica de toda pastoral.

3 - Propiciar uma catequese mais bíblica e litúrgica que favoreça a uma efetiva Iniciação à vida cristã.

2) COMUNHÃO FRATERNA

1 - Trabalhar a formação na Doutrina Social da Igreja em vista de maior atuação da Igreja nas questões sociais.

2 - Fomentar a participação ativa da comunidade eclesial de base nas políticas públicas em vista da promoção humana.

3 - Motivar a devolução consciente do dízimo e sua devida aplicação nas dimensões: religiosa, missionária e social.

3) EUCARISTIA E O DOMINGO

1 - Incentivar a participação na Eucaristia destacando a compreensão do mistério celebrado.

2 - Trabalhar a vivência da Eucaristia em seus desdobramentos na missão e serviço aos irmãos.

3 - Trabalhar o sentido da Eucaristia como alimento da fé do discípulo missionário superando ideias reducionistas.

4) A ORAÇÃO

1 - Despertar o espírito de oração e a oração mesma em sua dimensão pessoal e comunitária.

2 - Promover a ligação entre fé e vida, e entre oração e ação.

3 - Motivar a Leitura Orante da Bíblia.

A Assembleia Diocesana foi constituída com a ajuda imprescindível de cada um, inseridos em suas respectivas comunidades e paróquias.

O caminho foi percorrido por etapas, ao longo de todo o ano de 2014, sendo elas: Assembleias Comunitárias, Paroquiais e Regionais; culminando na Assembleia Diocesana, realizada em Jerônimo Monteiro.

Veja a seguir todo o material apresentado em cada uma das etapas:

Assembleias Comunitárias

Esta etapa pode ser definida como sendo a Assembleia Diocesana acontecendo nas Comunidades Eclesiais. Com elas, os primeiros resultados da Assembleia Diocesana começaram a surgir, junto com o desenvolvimento do “Ver”, “Julgar” e “Agir”.

Orientações Gerais
Diagnóstico Pastoral (Julgar e Agir)
Fotografias da Comunidade
Pesquisa Comunitária – 1ª Parte
Pesquisa Comunitária – 2ª Parte
Pré Diagnóstico Pastoral

Assembleias Paroquiais

Com a mesma metodologia das Assembleias Comunitárias, as Assembleias Paroquiais forneceram resultados oriundos de cada Paróquia. Também pode-se dizer que esta etapa foi a Assembleia Diocesana acontecendo nas Paróquias.

Diagnóstico Pastoral (Julgar)
Pré Diagnóstico Pastoral – 1
Pré Diagnóstico Pastoral – 2

Assembleias Regionais

Teve como objetivo reunir as Assembleias Paroquiais, ou seja, refazer um caminho já trilhado pelas comunidades e paróquias utilizando o material por elas enviado.

Diagnóstico Pastoral (Julgar)
Pré Diagnóstico Pastoral 1
Pré Diagnóstico Pastoral 2
Pesquisa Regional – 1ª Parte
Pesquisa Regional – 2ª Parte

Assembleia Diocesana

Foi o ponto culminante de toda a caminhada da Assembleia Diocesana, como já mencionado anteriormente.

Demandas Diocesanas
Pesquisa (Gráfico)