18.03.2015

HORA DE CAMINHAR.

No próximo domingo, 22, acontecerá mais uma Caminhada da Misericórdia, que neste ano chega a sua 20ª edição, desde sua retomada no ano de 1996. Ao todo serão 13 Km de percurso.

A Caminhada terá início às 05h da manhã na Praça da Bandeira (Aquidaban) e terminará no Distrito de Soturno. Ao final do percurso haverá Missa presidida pelo bispo diocesano dom Dario Campos, concelebrada por alguns presbíteros da diocese, às 08h30. A Missa será realizada no Galpão ao lado do Campo de Soturno.

Já tradicional em Cachoeiro de Itapemirim, a Caminhada da Misericórdia tem como objetivo retomar o caminho da conversão, mudança e transformação em direção ao “homem novo”, acolhendo a Misericórdia de Deus na vida de cada participante, contribuindo para que cada fiel sinta o amor de Deus.

Para este ano em que a Caminhada completa 20 anos de sua retomada, haverá um trio elétrico durante o percurso. Já na área da Missa, haverá espaço coberto e cadeiras para grande parte dos participantes.

Nas últimas edições cerca de 5 mil pessoas participaram da Caminhada da Misericórdia, neste ano são esperadas 6 mil pessoas.

É importante ressaltar que não haverá ônibus de graça saindo de Soturno, ao final da Missa. Para quem ainda não adquiriu a camisa do evento será cobrado o valor da passagem (R$ 2,65).

Tradição

A primeira Caminhada da Misericórdia aconteceu em 1983, quando o Papa João Paulo II fez tal convocação, que foi prontamente atendida por dom Luís Gonzaga Peluso, bispo diocesano na época, e pelo Pe. Dalton Menezes Penedo, pároco da Paróquia São Pedro (Catedral) naquele ano. Com a participação predominantemente de jovens, a Caminhada saiu da Catedral em direção à Soturno.

Contudo, a Caminhada da Misericórdia só voltaria a ser realizada em 1996, por iniciativa dos padres Helder Salvador e Sérgio Mariano, que naquele ano eram responsáveis pela Pastoral da Paróquia São Sebastião, no Bairro Aquidaban – Cachoeiro de Itapemirim. O trajeto passou a ter início então na Praça da Bandeira, seguindo o mesmo destino de outrora, Soturno. Desde então a Caminhada segue o mesmo percurso, atraindo agora todas as idades e cada vez mais pessoas.

Caminhada da Misericórdia 2014.

Missa em Soturno, Caminhada da Misericórdia 2014.

Dom Dario Campos preside a Missa em Soturno, Caminhada da Misericórdia 2014.

Vai participar? Então veja as dicas de como caminhar bem:

Caminhe sempre ao lado direito da pista;

Use roupas leves e adequadas. Lembre-se: Evite roupas curtas, transparentes, uso do celular como fonte de diversão.

O sentido da caminhada é de oração, por isso caminhe fazendo uma forte experiência da misericórdia de Deus, reze o terço, converse com Deus, silencie seu coração e ouça o que Ele tem a lhe dizer.

Faça um lanche reforçado, refeição antes de  iniciar;

Não deixe de se hidratar,  ao longo do percurso, beba água, ou outros líquidos de sua preferência, mas lembre-se: o caminho é longo! Não beba água em excesso para não precisar fazer muitas paradas. No trajeto haverá distribuição de água;

Vamos preservar o Meio Ambiente! Se não adquiriu o kit com a caneca, leve seu copo, pois não haverá distribuição de copos descartáveis;

Seja consciente: leve uma sacola para colocar o lixo que produzir;

Os pais que levam seus filhos pequenos na caminhada, certifique-se que tomou todos os cuidados necessários para sua segurança e bem estar( roupas, alimentação, boné para proteger do sol, etc...). Evite que seu(a)  filho(a) se afaste de você.;

Faça seu chek liste e participe!

Haverá ônibus saindo de Soturno com destino a Cachoeiro. Ao comprar sua camisa da caminhada você adquire a passagem para o retorno.

Este ano, não haverá ônibus de graça, será cobrado o valor da passagem R$2,65 (favor levar o dinheiro trocado ou adquirir seu passe na secretaria Paroquial da Paróquia São Sebastião).

Mais informações pelo tel.: (28) 3522 – 6127 – Paróquia São Sebastião.

Agradecimentos ao Pe. Gelson de Souza pelo envio das informações.