Notícias

10.04.2015

Ano da Misericórdia.



O Papa Francisco recentemente anunciou o Ano Santo da Misericórdia, que terá início no dia 08 de dezembro de 2015, Solenidade da Imaculada Conceição, e término no dia 20 de novembro de 2016.

No próximo sábado, 11, Vigília do Domingo da Misericórdia, o Papa oficializará a Convocação com a entrega da cópia da Bula Misericordiae vultus aos quatro arciprestes das Basílicas Papais de Roma, além dos cardeais Ouellet, Filoni e Sandri, respectivamente prefeitos das Congregações para os Bispos, para a Evangelização dos Povos e para as Igrejas Orientais; o Arcebispo Savio Hon Tai-Fai, Secretário de Propaganda Fide, representando todo o Oriente, o Bispo Barthélemy Adoukonou, Secretário do Pontifício Conselho para a Cultura, representando o continente africano, e monsenhor Khaled Ayad Bishay, da Igreja patriarcal de Alexandria do Coptas, representando as Igrejas Orientais, como informa a Rádio Vaticano.

O rito de publicação prevê a leitura de alguns trechos da Bula diante da Porta Santa da Basílica Vaticana. A seguir, Francisco presidirá a celebração das Primeiras Vésperas do Domingo da Divina Misericórdia, sublinhando o tema central do Ano Santo Extraordinário: A Misericórdia de Deus.

A Bula

O termo bula indicava originalmente a cápsula metálica usada para proteger o selo de cera ligado através de um cordão a um documento de particular importância, a fim de atestar sua autenticidade e credibilidade. Com o passar do tempo, o termo passou a indicar primeiramente o sigilo, portanto o próprio documento, e hoje é usado para todos os documentos pontifícios de particular importância que levam, ou pelo menos tradicionalmente deveriam levar, o sigilo do pontífice.

A bula de convocação do jubileu, especialmente no caso de um Ano Santo Extraordinário, além de indicar os tempos, com as datas de abertura e encerramento, e as modalidades principais de realização, é o documento fundamental que reconhece o espírito com o qual é convocado, as intenções e os frutos esperados pelo pontífice que o convoca para toda a Igreja.

Nos últimos dois Anos Santos Extraordinários, 1933 e 1983, a Bula de Convocação foi publicada na Solenidade da Epifania do Senhor. Para o próximo Ano Santo Extraordinário a escolha da ocasião em que se realizará a publicação da Bula manifesta claramente a atenção do Papa Francisco ao tema da Misericórdia.


Fonte: Com informações da Rádio Vaticano, News.va e a12.com

 

 

 

Mais Notícias