07.05.2015

Pastoral Familiar.

No dia 26 de abril de 2015, a Pastoral Familiar da Paróquia do Santíssimo Sacramento da Eucaristia promoveu o Congresso das Famílias, cujo tema foi: Família no Século XXI, Valores e Desafios. Este congresso teve por objetivo: proporcionar uma reflexão a partir dos valores que constituem e devem orientar as famílias; ativar o senso crítico das mesmas frente aos desafios que vem destruindo os laços familiares; e ainda, despertá-las para a responsabilidade do amor conjugal e familiar, tendo presente a vocação da família como igreja domestica e transmissora dos valores humanos, sociais e eclesiais.

Para a reflexão de abertura do congresso foi convidado Pe. Tatagiba que recebeu a tarefa de conduzir os casais a pensarem na responsabilidade da família na formação de uma nova sociedade.

Após este momento os casais foram divididos por oficinas, e cada um teve a oportunidade de debater sobre os temas: Família e Internet; Violência domestica, por que isto acontece?; e O Desafio da educação e o papel da família na evangelização. Este momento foi muito rico para os casais, pois proporcionou troca de experiências, reflexão e avaliação sobre a origem da crise familiar. Os casais apresentaram então uma síntese dos debates e sugeriram várias propostas.

Uma das propostas que merece destaque é a sugestão de que as comunidades procurem criar momentos para debates familiares, promovendo pequenos fóruns que trabalhem temas da atualidade que são desafios para as famílias. Muitas vezes as famílias são “obrigadas” a discutir estes temas tendo como mediador apenas a TV. O objetivo principal é resgatar os valores familiares que são perdidos a cada geração, e ao mesmo tempo despertar nas famílias o senso cristão para temas que hoje são “impostos” pela sociedade.

Após a partilha das reflexões o padre Américo encerrou os trabalhos do dia e o pároco padre Júnior presidiu a Eucaristia como coroamento deste momento fecundo para as famílias da Paróquia. A Pastoral Familiar agradece aos que colaboraram com a organização do evento e aos 69 casais que participaram deste momento abençoado.

Pe. Antônio Tatagiba Vimercat fala no Congresso.

Pe. Américo Pinho de Cristo, em sua fala.

Pe. Júnior Moreira na Missa de encerramento.

Pe. Junior Moreira  (esquerda) e Pe. Américo (direita) posam para foto com casal.

Equipe da Pastoral Familiar.

Participantes do Congresso.

Fonte: Casal Coordenador da Pastoral Familiar da Paróquia do Santíssimo Sacramento da Eucaristia, Diocese de Cachoeiro de Itapemirim- ES.