27.07.2015

Encontro de CEBS do Regional II.

No último domingo, 26, o Regional II da Diocese de Cachoeiro de Itapemirim realizou o Encontro Regional de Comunidades Eclesiais de Base (CEB´s), sob o tema “Comunidades dos Discípulos Missionários: Promotora da Paz”. O Encontro foi realizado no Ginásio Poliesportivo Nelo Borelli, no Bairro Nova Brasília, em Cachoeiro de Itapemirim.

A primeira parte do Encontro foi dedicada à reflexão sobre o tema do Encontro, coordenada pelo Pe. Andherson Franklin Lustosa de Souza.

Em sua fala, Pe. Andherson salientou o que é ser e o que é querer ser discípulo missionário, frisando que promover a paz está nas pequenas ações que cada um pode fazer no seu dia a dia, na vivência comunitária. Para Pe. Andherson as pequenas ações são multiplicadas através da junção das ações feitas por cada indivíduo.

Ainda em sua explanação sobre o tema, Pe. Andherson utilizou uma dinâmica para mostrar que todos que são tocados pela Palavra de Deus agem, se movem, pois compreenderam o sentido de Jesus Cristo. Tal ação gerará na sociedade o objetivo buscado por todos, ou seja, a paz e a justiça, por exemplo.

Simplicidade na Missão

Outro importante momento protagonizado pelo Pe. Andherson, que levou às lágrimas muitos participantes, foi o exemplo de dona Conceição, moradora do Bairro Village da Luz, em Cachoeiro de Itapemirim.

Dona Conceição, que sofre de um problema de circulação nas pernas, conheceu o Pe. Andherson quando ele, ainda seminarista, percorria o Bairro Village em seu trabalho pastoral. Mesmo com suas limitações físicas, dona Conceição não deixou de auxilia-lo nas caminhadas e visitas pelo Bairro.

Em Roma, ao apresentar a sua tese de doutorado, Pe. Andherson citou o exemplo de Dona Conceição como ato concreto da simplicidade na missão.

“Quando perguntei sobre as dificuldades que ela enfrentava ao caminhar, dona Conceição me respondeu: ‘é minha função exercer o ministério de Jesus Cristo, mesmo com dificuldade’”, recordou um emocionado Pe. Andherson.

Dona Conceição estava presente no Encontro de CEB´s e foi longamente aplaudida pelos presentes.

Apresentações culturais

O Encontro de CEB´s prosseguiu ao longo do dia com apresentações culturais, trazidas por cada Paróquia pertencente ao Regional II.

O bispo diocesano dom Dario Campos presidiu a Missa que encerrou o Encontro, concelebrada pelos presbíteros do Regional II, com grande presença também dos diáconos.

Encontro Regional de CEB´s reuniu grande número de particiantes.

Padres e diáconos do Regional marcaram presença no Encontro.

Pe. Andherson fa explanação do tema central do Encontro.

Dinâmica utilizada pelo Pe. Andherson.

Dinâmica.

Confraternização entre os participantes.

Apresentação Cultural.

Missa de Encerramento.

A Missa foi presidida pelo bispo diocesano Dom Dario Campos.

Encontro de CEB´s do Regional II.