03.08.2015

III VIVA CACHOEIRO.

O Regional II da Diocese de Cachoeiro de Itapemirim, em parceria com o Centro Universitário São Camilo – ES, deu seguimento ao projeto do Fórum Viva Cachoeiro com a realização do 3º Encontro no último sábado (01), com o tema central “A cidade como espaço de vida digna”. O Encontro foi realizado no Ginásio Poliesportivo do Centro Universitário São Camilo, em Cachoeiro de Itapemirim.

O coordenador do Regional II, Pe. Joselito Ramalho Nogueira, abriu os trabalhos relembrando a ideia do Fórum, frisando que não se trata de um projeto visando partidos políticos ou as ideias da Igreja Católica, mas sim um trabalho voltado para o bem comum, independente de corrente política ou credo.

Para falar sobre o tema central do encontro o convidado foi Getúlio Apolinário Ferreira, membro da Academia Brasileira da Qualidade, engenheiro e militante na área de consultoria organizacional.

Em sua fala, Getúlio refletiu sobre a quantidade de funcionários que o setor público emprega, sendo muito maior do que as grandes empresas do setor privado. Para Getúlio este é um dado preocupante, pois aliado à falta de educação tal cenário levanta o questionamento sobre o comprometimento do setor com a sociedade, pois a má gestão pública é responsável por jogar pelo “ralo” aproximadamente 40% do PIB brasileiro.

“O serviço público deveria nos dar qualidade de vida, ou se faz alguma coisa ou não teremos futuro”, destacou o palestrante.

Outro ponto abordado por Getúlio Apolinário é a fixação de metas nos projetos, coisa que no Brasil não é feita, gerando gastos excessivos e falta de foco, ou usando o português claro; “embromação”, ao contrário de países como Japão e E.U.A que traçam metas concretas para cada projeto, alcançando êxito em sua execução, sem gerar os estouros no limite inicial do orçamento, fato corriqueiro no Brasil.

Para Getúlio, um país continental como o Brasil precisa de cidades grandes, comprometimento, metas, mas a execução de tudo isso passa pela educação, que precisa ser melhorada.

Durante a sua palestra, Getúlio também elogiou a iniciativa e o  projeto do Fórum Viva Cachoeiro.

O encontro seguiu com os participantes sendo divididos em grupos para reflexão e discussão de assuntos como mobilidade urbana, segregação urbana e ocupações em áreas de risco, planejamento urbano e qualidade de vida na cidade. A 3ª Edição do Fórum Viva Cachoeiro foi encerrada às 17h.

No dia 31 de outubro será realizada mais uma edição do Fórum Viva Cachoeiro, com o tema “Cuidar do Futuro.

Vale destacar que está previsto para 2016, em data ainda a ser definida, mais uma edição do Fórum Viva Cachoeiro, que pretende apresentar as linhas gerais do documento “Viva Cachoeiro – sonhos, planos e perspectivas”, contendo a síntese de cada um dos Fóruns realizados entre 2014 e 2016. O documento final será entregue às autoridades municipais e estaduais.

Para relembrar como foi o II Fórum Viva Cachoeiro clique aqui.

A mesa foi composta por, da direita para esquerda: Pe. Joselito Ramalho Nogueira, Getúlio Apolinário Ferreira, Pastor Aureo
e professora Jaqueline Ramalho. Em pé, Cristina Lenz.

Grupo de discussão.