26.08.2015

Cuidado da Criação.

O Papa Francisco instituiu recentemente, na Igreja Católica, o Dia Mundial de Oração pelo Cuidado da Criação, que será realizado no próximo dia 1º de setembro, e publicou a encíclica Laudato Si, que versa sobre os cuidados da “casa comum”, o planeta terra.

Atendendo aos apelos do Papa, o bispo diocesano Dom Dario Campos reforça a importância de celebrar o Dia Mundial de Oração pelo Cuidado da Criação. Para compreender um pouco mais sobre a data veja a seguir a matéria publicada pelo site www.ofm.org.br.

Para ler a encíclica Laudato Si, basta clicar aqui.

Dia Mundial de Oração pelo Meio Ambiente.

Por ofm.

Para motivar os católicos de todo o mundo a uma 'conversão ecológica', o Papa Francisco instituiu na Igreja Católica a celebração do 'Dia Mundial de Oração pelo Cuidado da Criação', a ser realizado todo dia 1º de setembro, a partir deste ano.

A data foi escolhida pelo Papa depois de compartilhar com o Patriarca Ecumênico Bartolomeu as preocupações pelo futuro da criação e, acolhendo a sugestão de seu representante, o Metropolita Ioannisde Pérgamo, de unir-se a uma celebração que já ocorre há tempos na Igreja Ortodoxa. Para o Pontífice, a celebração do Dia, na mesma data, será uma ocasião profícua para testemunhar a crescente comunhão com os irmãos ortodoxos.

O pedido foi enviado por Francisco, em carta, ao Cardeal Peter Turkson, presidente do Pontifício Conselho da Justiça e da Paz e ao Cardeal Kurt Koch, presidente do Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade dos Cristãos, na qual afirma que, compartilhando com o irmão Patriarca as preocupações sobre o meio ambiente decidiu instituir também na Igreja Católica esta comemoração.

A partir da Encíclica Laudato Si, o Santo Padre expôs a necessidade de um maior empenho e contribuição dos cristãos para com essa realidade. 'Como cristãos, queremos oferecer a nossa contribuição à superação da crise ecológica que a humanidade está vivendo. Por isto devemos, antes de tudo, buscar no nosso rico patrimônio espiritual as motivações que alimentam a paixão pelo cuidado da criação, recordando sempre que para os que creem em Jesus Cristo, Verbo de Deus que se fez homem por nós, 'a espiritualidade não está desligada do próprio corpo nem da natureza ou das realidades deste mundo, mas vive com elas e nelas, em comunhão com tudo o que nos rodeia'', assinalou.

Para Francisco a crise ecológica convoca todos os cristãos a uma 'conversão ecológica', que manifeste-se nas relações com o mundo. 'Viver a vocação de guardiões da obra de Deus não é algo de opcional nem um aspecto secundário da experiência cristã, mas parte essencial de uma existência virtuosa', frisou.

O Santo Padre destacou em seguida, que o 'Dia Mundial de Oração pelo Cuidado da Criação' oferecerá aos fiéis individualmente e às comunidades, a preciosa oportunidade de renovar a pessoal adesão à própria vocação de custódios da criação, elevando a Deus o agradecimento pela obra maravilhosa que Ele confiou ao nosso cuidado, invocando a sua ajuda para a proteção da criação e a sua misericórdia pelos pecados cometidos contra o mundo em que vivemos.

Papa Francisco encerra a carta invocando a intercessão da Mãe de Deus, Maria Santíssima, e de São Francisco de Assis, recordando seu 'Cântico das Criaturas' para que possa inspirar os homens e mulheres de boa vontade a viver no louvor do Criador e no respeito pela criação.

Papa Celebrará Liturgia no Dia Mundial da Criação*

Segundo matéria veiculada no site da Rádio Vaticano, nesta quarta – feira (26), Papa Francisco anunciou, durante a audiência geral desta amanhã, que Celebrará Liturgia na Basílica de São Pedro, em Roma, por acasião do Dia Mundial da Criação, instituído por ele no dia 6 de agosto de 2015.

“Em comunhão com nossos irmãos ortodoxos e com todas as pessoas de boa vontade, queremos dar a nossa contribuição para solucionar a crise ecológica que a humanidade está vivendo”, declarou o Papa, que completou:

“Em todo o mundo, as realidades eclesiais programaram iniciativas de oração e de reflexão para fazer deste Dia um momento forte de encorajamento para assumirmos estilos de vida coerentes. Junto com bispos, sacerdotes, pessoas consagradas e leigos da Cúria, vamos realizar na Basílica de São Pedro, às 17h, uma Liturgia da Palavra, para a qual convido todos os romanos e peregrinos a participar”.

Os interessados em acompanhar a Celebração do dia 1° de setembro poderão fazê-lo através da própria Rádio Vaticano, que transmitirá a Celebração a partir das 16h55 pelo seu site: http://br.radiovaticana.va/

*Com informações da Rádio Vaticano.