01.09.2015

Dia da Criação.

Hoje, 1º de setembro, é Celebrado pela primeira vez na Igreja Católica o Dia Mundial de Oração pelo cuidado da Criação, instituído pelo Papa Francisco este ano.

O objetivo do Santo Padre é motivar nos fieis uma “conversão” ecológica, estendendo tal apelo a todos as pessoas de boa vontade. Em sua Encíclica Laudato Si, publicada em maio deste ano, Papa Francisco nos recorda que o planeta terra é a casa comum de todos os povos, portanto, é interesse de todos o zelo pelo planeta.

Celebrando a data, Papa Francisco presidirá, às 17h, a Liturgia pelo Dia Mundial de Oração pela Criação, na Basílica de São Pedro. A Celebração pode ser acompanhada pelo site da Rádio Vaticano.

Comunhão pelo bem comum.

O Patriarca Ecumênico de Constantinopla, Bartolomeu I, emitiu mensagem para o Dia Mundial de Oração pelo cuidado da Criação, nesta terça-feira (1). Vale lembrar que tal Celebração já acontece, há tempos, na Igreja Ortodoxa.

A cobiça humana reduziu a terra a um depósito de lixo

A mensagem, que vai ao encontro da análise e das considerações do Papa Francisco na Encíclica Laudato Si sobre o cuidado da casa comum, parte das mudanças climáticas que hoje ameaçam a sobrevivência do planeta, para denunciar as responsabilidades humanas na destruição da Criação. É “a cobiça dos homens”, que recorda a do “rico insensato” do Evangelho, assim como o “consumismo”, a cultura “do desperdício”, a exploração indiscriminada dos recursos minerais, que reduziram a Terra a “um imenso depósito de lixo”, afirma o Patriarca, citando as palavras da Encíclica”.

Lixo material e lixo espiritual

Trata-se, todavia, não somente de “lixo material”, mas sobretudo de “lixo espiritual”. Em sintonia com o Papa Francisco, Bartolomeu I evidencia, de fato, a estreita ligação entre a crise de relação do homem com a natureza e a da sua relação com Deus. Neste sentido, “os cristãos ortodoxos, fortificados pela sua fé no Criador”, são chamados “a realizar, também em relação ao tema da tutela da Criação, uma obra evangélica: a renovar, desta forma, o anúncio do Evangelho no mundo atual”. A mensagem conclui com o convite a todos “para despertarem as mentes” e a libertarem-se das paixões e dos interesses pessoais “para viver em harmonia com o próximo e com a Criação, tão bem feita por Deus”.

Trechos da mensagem do Patriarca de Constantinopla foram extraídos do site da Rádio Vaticano.