03.11.2015

Pastoral Familiar.

No final de semana,  16 a 18 de outubro, a Pastoral Familiar do Regional Leste 2 (Minas Gerais e Espírito Santo) da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, realizou o VII Congresso Regional da Pastoral Familiar. O evento aconteceu nas dependências do Campus  da Universidade de Lavras (Unilavras), na diocese de São João del-Rei (MG).

Com o tema "O Amor é nossa Missão!", e lema, “Este é meu mandamento: amai-vos uns aos outros assim como vos amei”. (Jo 15,12), o Congresso reuniu mais de 400 agentes de Pastoral Familiar, representando 26 (arqui)dioceses do Regional, além de um padre e dois casais do Regional Leste 1 (Rio de Janeiro).

O Congresso contou também com presença do bispo diocesano de São João del-Rei e bispo referencial da Pastoral Familiar no Regional, dom Célio de Oliveira Goulart, e do arcebispo metropolitano de Uberaba (MG) e presidente do Regional Leste 2, dom Paulo Mendes Peixoto. Além de padres, diáconos e agentes leigos(as) da Pastoral Familiar.

Durante o evento foram ministradas conferências e palestras com a participação de dom Célio, do assessor da Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família da CNBB, padre Moacir Arantes; o sacerdote dehoniano, padre Mário Marcelo; os casais Gerson e Celina, Luis Rogério e Edwiges, e André e Karina - autores do livroEncontros de preparação para o matrimônio (Paulinas). Além de oficinas com temáticas diversas.

A coordenação do evento ficou a cargo do casal Gilney e Cristina e padre Antão, respectivamente, coordenadores e assessor diocesanos da Pastoral Familiar da diocese de São João del-Rei, com apoio  de dom Célio.

Ao final do VII Congresso da Pastoral Familiar, foi definido a data e local para o próximo congresso . A diocese que irá sediar o VIII Congresso da Pastoral Familiar, em 2018, será a  diocese de Patos de Minas.

Nota da Diocese: três casais participaram do Encontro representando a Diocese de Cachoeiro de Itapemirim.

Fonte: CNBB Leste 2.