01.12.2015

MISSÃO Jovem.

As Comissões Episcopais para a Juventude; Amazônia; Ação Missionária e Cooperação Intereclesial; Missão Continental, pertencentes à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), com apoio das Pontifícias Obras Missionárias (POM) lançaram o projeto “Missão Jovem na Amazônia”, que teve início no dia 30 de novembro.

Até o dia 15 de dezembro as dioceses de Roraima, Coari, Borba e Parintins receberão jovens de diversas dioceses que participarão do projeto que tem como objetivo despertar nos jovens a vivência da vocação missionária, através da convivência, aprendizado e troca de experiências na realidade local das comunidades ribeirinhas e indígenas.

Os jovens selecionados atuarão nas comunidades apontadas pela diocese escolhida.

Diocese de Cachoeiro terá representante

A Diocese de Cachoeiro de Itapemirim estará representada neste projeto pela jovem Bianca Lemos, escolhida para preencher uma das duas vagas destinadas ao Regional Leste II (Espírito Santo e Minas Gerais).

Bianca Lemos, que nesta terça-feira (01) completa 22 anos de idade, atua na Paróquia Sagrada Família, em Soturno – Cachoeiro de Itapemirim, onde é Coordenadora da Pastoral da Juventude local.

No último domingo (29), na Igreja Matriz da Paróquia Sagrada Família, foi realizada a Missa de Envio da jovem, presidida pelo Pároco local, Pe. Giovanne Geral Quites.

Bianca atuará em Palmas – TO, e sua missão começará na próxima Sexta-Feira (04) e será encerrada no dia 14 de dezembro.

Pedimos que todos rezem por Bianca para que a sua Missão seja frutuosa.

Bianca Lemos na Missa de Envio para sua Missão na Amazônia.

Missa de Envio na Paróquia Sagrada Família, Soturno.

Missa de Envio.

Bianca Lemos atuará em Palmas, no Tocantins.

Bianca Lemos e Diácono Júlio César André de Sá, Coordeandor do Conselho Missionário Diocesano (COMIDI).

Por que uma missão na Amazônia?

Com o objetivo de preparar para a Semana Missionária, na Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Rio 2013, as comissões episcopais para a Juventude e Animação Missionária da CNBB, em parceria com as Pontifícias Obras Missionárias, realizaram em 2012 o Seminário Juventude e Missão, com o lema: “A alegria de ser jovem, discípulo missionário de Cristo”.

Deste seminário, surgiu o desejo da juventude presente de fazer uma missão, para assim manifestar o compromisso e o protagonismo dos jovens com o chamado de Jesus Cristo, especialmente na Amazônia, onde a Igreja tem um olhar especial e já desenvolve um trabalho sólido.

Essa inspiração foi reforçada na JMJ 2013, com o apelo do Papa Francisco: “Ide, sem medo, para servir. Seguindo estas três palavras, vocês experimentarão que quem evangeliza é evangelizado, quem transmite a alegria da fé, recebe mais alegria”.

Ele também exortou na ocasião sobre a necessidade de maior incentivo à participação da evangelização na Amazônia. “Fazem falta formadores qualificados, especialmente formadores e professores de teologia, para consolidar os resultados alcançados no campo da formação de um clero autóctone, inclusive para se ter sacerdotes adaptados às condições locais e consolidar por assim dizer o rosto amazônico da Igreja. Nisto lhes peço, por favor, para serem corajosos, para serem destemidos”, apontou o pontífice.

Portanto, com sensibilidade profética, essa missão foi abraçada pelas comissões responsáveis no 1º Encontro da Igreja Católica na Amazônia Legal, ocorrido nos dias 28 a 31 de outubro de 2013, em Manaus, onde diversas dioceses se candidataram para receber o projeto. As selecionadas para esta primeira experiência foram Roraima, Coari, Borba e Parintins.

Essa é uma semente lançada e a proposta é que anualmente ocorra esta missão da juventude na Amazônia percorrendo aos gradativamente as 18 dioceses que se manifestaram abertas à acolhida dos missionários jovens de todo o país.

Com informações de Jovens Conectados.