Notícias

14.12.2015

Porta da Misericórdia.



A Diocese de Cachoeiro de Itapemirim, em sintonia com as Dioceses do mundo todo, abriu no último domingo (13) a Porta Santa na Catedral de São Pedro, em Cachoeiro de Itapemirim, por ocasião da abertura do Jubileu Extraordinário da Misericórdia instituído pelo Papa Francisco.

A Celebração teve início na Paróquia Nosso Senhor dos Passos, de onde os fiéis, juntamente com o Bispo Diocesano Dom Dario Campos, presbíteros e diáconos da Diocese, seguiram em procissão até a porta central da Catedral, que estava lacrada desde o dia 08 da semana passada.


A Celebração teve início na Paróquia Nosso Senhor dos Passos.

Durante todo o percurso foram meditadas as 07 obras de misericórdia corporais; Dar de comer a quem tem fome, Dar de beber a quem tem sede, Vestir os nus, Dar abrigo aos peregrinos, Assistir aos enfermos, Visitar os presos e Enterrar os mortos; e também as 07 obras de misericórdia espirituais; Instruir (ensinar os que não sabem); Aconselhar (Dar bons conselhos aos que necessitam); Consolar (Fortalecer os angustiados e abatidos); Perdoar (As injustiças de boa vontade); Suportar com paciência (As adversidades e fraquezas do próximo) e Rogar a Deus pelos vivos e pelos mortos.

A Procissão começou na Paróquia Nosso Senhor dos Passos e terminou na Porta da Catedral de São Pedro.

A Abertura da Porta da Misericórdia

Ao término da procissão o bispo diocesano deteve-se em frente a porta da Catedral e proferindo as Palavras “abri as portas da justiça, nelas entraremos para dar graças ao Senhor (Sl 118,19)” abriu a Porta da Misericórdia na Catedral, dizendo ainda “esta é a porta do Senhor: por ela entraremos para alcançar misericórdia e perdão”.

Desde então a Catedral de São Pedro passa a ser, durante todo o Ano Jubilar, oficialmente um Santuário Diocesano do Ano Santo da Misericórdia.


Dom Dario Campos abre a Porta da Misericórdia na Catedral de São Pedro.

Palavra do Bispo

Em sua homilia Dom Dario destacou que a caminhada feita até a catedral, no início da Celebração, possui um significado especial na vida de cada um e também da Igreja, pois representa o caminhar rumo ao Pai, que ao final estará de braços abertos para dar início ao tempo da Graça da Misericórdia.

Sobre a Porta, o bispo diocesano ofereceu uma reflexão sobre o gesto de passar pela Porta Santa, “na verdade, o que fizemos é o prenúncio do que acontecerá em nossa chegada ao Céu. A criatura humana não ficará perdida na sua solidão. Posso garantir que a razão humana não deu conta de entender os mistérios da Porta do Céu, que se chama coração misericordioso de Deus, o coração do Pai que fica escancarado para acolher os filhos, pois tal atitude é Divina e não humana”, destacou o bispo.


Dom Dario Campos em sua homilia.

Dom Dario também salientou que a competição, exclusão, discriminação, divisões de toda sorte, ações interesseiras, vinganças, divisões na família, são coisas que distanciam o homem da misericórdia de Deus e por isso mesmo a Sua misericórdia não depende do homem, pois Deus ama primeiro, perdoa primeiro, acolhe antes de tudo e quando tudo parece terminado percebe-se que Deus é para todo o sempre.

“É bom reconhecer a nossa condição limitada e ilusória de levarmos o nosso dia a dia, nossa vida, temos que nos perguntar como anda o nosso relacionamento com o irmão, irmã, temos mais facilidade para magoar do que amar, temos muito mais facilidade para apontar o dedo do que acolher quem erra... Apontar o dedo  para condenar, sentir-se dono da verdade, considerar-se melhor que as outras pessoas, todos temos telhados de vidro, não que sejamos ruins, mas por fazer parte da nossa natureza humana, a fragilidade e a queda são inerentes ao ser humano, então todos nós precisamos das mãos uns dos outros para termos forças para levantar e continuar o caminho”, frisou Dom Dario.

O Bispo do Cachoeiro de Itapemirim também destacou que a Igreja Católica, através do Papa Francisco, está exercendo o seu papel de profeta ao anunciar com o Ano Santo da Misericórdia que, apesar dos problemas enfrentados no mundo, é possível viver uma vida pautada no amor e no perdão, e acima de tudo, na misericórdia, pois misericórdia significa colocar as misérias humanas no coração de Deus. Dom Dario destacou também que como profeta a Igreja denuncia tudo aquilo que quer liquidar a vida humana.

Encerrando a sua homilia Dom Dario lembrou que a verdadeira porta que precisa ser aberta é a porta do coração de cada um, para que uma vez aberta possa deixar a luz do Céu entrar, e ela assim entrará toda vez que houver perdão, quando a mão for estendida a quem precisa ou quando abrir um sorriso e considerar, quem quer que seja, um irmão de verdade.

Igrejas e Santuários

Ao final da Celebração o Pároco da Paróquia São Pedro (Catedral), Pe. Juarez Delorto Secco, leu o decreto do bispo diocesano que concede às demais Igrejas Matrizes, bem como as Igrejas das Comunidades Eclesiais de Base e Santuários, o título de Santuários da Misericórdia durante todo o período Jubilar, que será encerrado em novembro de 2016.

Leia o Decreto na íntegra clicando aqui.


O Jubileu Extraordinário da Misericórdia será encerrado em novembro de 2016, até lá a Catedral de São Pedro é um Santuário Diocesano do Ano Santo da Misericórdia.

Indulgências no Ano Santo da Misericórdia

Para receber as indulgências concedidas durante todo o Ano Santo da Misericórdia o fiel precisa, além de passar pela Porta da Misericórdia, estar unido ao Sacramento da Reconciliação (confissão) e a Celebração da Santa Eucaristia (comunhão) com uma reflexão sobre a Misericórdia, os momentos precisam ser acompanhados pela Profissão de Fé e oração pelo Papa e suas intenções.

Os enfermos, que não puderem se dirigir aos Santuários da Misericórdia, poderão obter a indulgência vivendo com fé e esperança o momento de provação, recebendo a Comunhão ou participando da Santa Missa na oração comunitária, inclusive através dos meios de comunicação disponíveis.

Sem esquecer dos encarcerados, estes também poderão receber a indulgência nas capelas dos cárceres ou em todas as vezes que passarem pela porta da sua cela dirigindo o pensamento e a oração ao Pai.

Tais recomendações podem ser lidas na Mensagem do Bispo Diocesano Dom Dario Campos publicada para o Ano Santo da Misericórdia, clicando aqui.


Veja todas as fotos da Abertura da Porta da Misericórdia na Catedral de São Pedro, clicando aqui.



    

 

 

 

Mais Notícias