22.02.2016

Visita aos Regionais.

Neste ano de 2016 as visitas pastorais aos 8 Regionais da Diocese de Cachoeiro de Itapemirim voltam a ser realizadas, como costume todos os anos, após a pausa em razão da realização da Assembleia Diocesana em 2014.

A primeira visita deste ano já foi realizada no último sábado (20), quando a Coordenação Diocesana de Pastoral (formada pelo Bispo Diocesano Dom Dario Campos, pelo novo Coordenador Diocesano de Pastoral, Pe. Andherson Franklin Lustosa de Souza, e pela secretária do Secretariado Diocesano de Pastoral, Ivanete Balbino Paris) visitou o Regional V, em Piaçu.

As visitas, ancoradas também pelo Ano da Misericórdia, neste ano visam acompanhar de perto, junto aos regionais, como as ações da Assembleia Diocesana de 2014 já estão inseridas nas realidades locais.

Dentro desta proposta os participantes foram divididos em grupos e responderam à pergunta sobre os ecos e frutos da Assembleia Diocesana que já estão presentes nas comunidades locais, tendo como ponto de partida as quatro colunas: :  A Comunhão Fraterna, A Palavra de Deus, A Oração e A Eucaristia (Fração do Pão).

Como resposta, os grupos apontaram que os círculos bíblicos foram revigorados, houve aumento na participação nos momentos celebrativos da comunidade,  crescimento na oração e partilha, resgate de membros afastados e crescimento de ações solidárias, entre outros.

Os participantes também puderam avaliar a visita pastoral, apontando como muito boa a experiência, classificando o conteúdo apresentado como excelente, além de salientar que a experiência faz com que os participantes sintam-se mais próximos da Igreja, especialmente na pessoa do Bispo Diocesano.

Mais de 100 pessoas participaram do encontro.

A próxima visita da Coordenação de Pastoral será no dia 19 de março, quando visitarão o Regional II, em Cachoeiro de Itapemirim.

Regional V foi o primeiro a ser visitado pela Coordenação Diocesana de Pastoral.

Oração inicial.

Dom Dario Campos, Bispo Diocesano de Cachoeiro de Itapemirim.

Novo Coordenador Diocesano de Pastoral, Pe. Andherson Franklin Lustosa de Souza, em sua fala.

Pe. Paulo Sérgio Mourão, Pároco da Paróquia Divino Espírito Santo - Muniz Freire, durante oração inicial.

Grupos para reflexão.

Grupos de reflexão.

Visita ao Regional V, Piaçu.