23.02.2016

Homenagem.

Por Pe. Dermeval Gomes
Pároco da Paróquia São José – São José do Calçado.

Há exatamente 30 anos; era o dia 22 de Fevereiro de 1986 – Festa da Cátedra de São Pedro: o Padre Luiz Mancilha Vilela da congregação dos sagrados corações Jesus e Maria, era ordenado Bispo, o 2º Bispo da Diocese de Cachoeiro de Itapemirim. Pela imposição das mãos de Dom Serafim Fernandes de Araújo, então, arcebispo de Belo Horizonte.__ O mesmo Bispo que lhe havia ordenado Diácono e Presbítero.

Foi uma liturgia memorável, nunca antes, um Bispo havia sido ordenado nessas terras. Uma multidão incalculável abarrotou o ginásio municipal de esportes: Nelo Vola Boreli, no Bairro de Nova Brasília: Cachoeiro de Itapemirim. Foram dias memoráveis de expectativa e de preparação. A Diocese de Cachoeiro passava por um momento muito difícil. O nosso primeiro Bispo Dom Luiz Gonzaga Peluso estava muito idoso e igualmente doente. A Diocese estava como que congelada no tempo, ou seja, enquanto Igreja, estávamos ainda naquele período pré-conciliar do Vaticano ll.

No dia 3 de Dezembro de 1985, o Papa João Paulo ll nomeou o Padre Luiz para suceder o nosso velho Bispo. Tal nomeação foi como uma lufada de vento fresco sobre uma tarde quente de verão. O dinamismo, o entusiasmo, a alegria, a coragem, a determinação de Dom Luiz contagiaram a Diocese de norte a sul. Ele estava em toda a parte, nos bairros pobres da periferia, às montanhas mais distantes. Ele sem dúvida foi juntar o seu povo e disso resultou: as Assembléias Diocesanas, os Conselhos Comunitários, as Comunidades Eclesiais de Base, os Movimentos, as Pastorais, os Círculos Bíblicos. Sempre valorizou a formação dos leigos e do clero.

Por isso, mesmo, construiu o próprio seminário da Diocese: O Bom Pastor e o seminário São João Maria Vianney em Vitória. Para abrigar nossos seminaristas dando-lhes formação própria , dentro da nossa realidade Diocesana. Dom Luiz é um homem da comunicação social, trabalha com muito zelo a palavra, tanto na pregação do Evangelho, quanto nos seus textos de caráter pastoral. Por isso, fundou a Radio Diocesana e dinamizou o serviço de internet na Diocese. Organizou o seu próprio escritório a Cúria Diocesana de Cachoeiro de Itapemirim. Sempre esteve muito à frente de sua época, um Bispo de visão clara e pensamento inequívoco com relação ao seu ministério e o futuro da Igreja. ___ Cuidou com muita luta e redobrado empenho da administração da Santa Casa de Misericórdia de Cachoeiro de Itapemirim. Em cuja tarefa, foi muito bem auxiliado pelo monsenhor Antônio Rômulo Zagotto, Dom Luiz anuncia com firmeza e ardor apostólico o Evangelho de Jesus Cristo; é sem nenhum favor, um administrador exemplar. Mas, para além de tudo isso, ele é um nobre defensor da vida e dos direitos inalienáveis da pessoa humana . Nunca fugiu nas horas amargas, que exigiram dele tanta coragem e convicção. Jamais teve medo de dizer o que pensa, agradando, ou não, a maioria.

Querido Dom Luiz, hoje, em especial quero lhe dizer que: para mim em particular a sua mais bela obra é sem duvida a minha ordenação sacerdotal. O senhor foi, o senhor é e o senhor sempre será meu amigo, meu mestre e meu pai na fé. Não acredito que nenhum outro Bispo e em época alguma teve uma convivência tão especial e rara com um seminarista como o senhor teve para comigo. A começar pelo modelo de formação que o Senhor mesmo elaborou para que eu pudesse freqüentar o seminário, uma vez que eu era arrimo de família. Foi um dos períodos mas belos da minha vida. Eu, um jovem Professor e Bacharel em Direito ingressava no seminário Diocesano Bom Pastor, através de um curso intensivo de filosofia. E no dia 21 de Novembro de 1993 pela imposição de suas mãos tornava-me sacerdote para sempre.

Na vida, tudo o que começa, um dia termina. Infelizmente, no dia 22 de Fevereiro de 2003 terminava a caminhada pastoral de Dom Luiz Mancilha Vilela na Diocese de Cachoeiro de Itapemirim. Depois, de Dezessete  anos de uma vida intensa como diz seu lema episcopal: “Como um pastor ele apascenta o seu rebanho.’’       E de fato o Senhor apascentou com um carinho inigualável, um amor sem igual. O imenso rebanho do sul do Estado do Espírito Santo. Por felizes e longos dezessete anos.

Agora, havia se tornado o Metropolita : o Arcebispo da capital do nosso estado. O Pálio sobre os seus ombros indica que o senhor é o pastor que deve ir à procura da ovelha desgarrada.

Parabéns! Meu amantíssimo Padre. Muitas felicidades e que Deus lhe abençoe, hoje e sempre; meu querido Dom Luiz.

Amém.

Veja a homenagem em vídeo clicando aqui.