20.06.2016

Padre em Missão

Em Roraima, Pe. Enildo descreve a experiência única que está vivendo.

O Pe. Enildo Genésio de Souza, da Paróquia Nossa Senhora da Penha (Alegre) está em Missão, juntamente com o Pe. Paulo Sérgio Mourão, da Paróquia Divino Espírito Santo (Muniz Freire) e do Pe. Genivaldo Marcolan Laquini, da Paróquia São Geraldo Magela (Bom Jesus do Norte). Os três estão participando do Mês Pradosiano, entre os dias 08 de junho a 1ª de julho, e se encontram em Roraima. Pe. Enildo nos encaminhou um breve depoimento das suas rotinas até o momento, que você pode conferir agora na íntegra:

“Fomos convidados, eu (Pe. Enildo de Souza ), Pe. Sérgio Mourão e Pe. Genivaldo Laquini a participarmos do Mês Pradosiano, proposto pela espiritualidade do prado, (o nome é uma referência a região da França) que é um grupo de espiritualidade ao qual fazemos parte.

Durante o mês temos momentos de formação, espiritualidade e missão. Esse ano foi proposto Roraima, uma realidade diferente da nossa e com grandes desafios. Dentre estes desafios, destaco: As distâncias entre as Comunidades, muitas Comunidades indígenas com conflitos de terras, região marcada pela pobreza, falta de estrutura e poucos missionários.

Essa experiência tem sido uma benção de Deus em minha vida, momento de renovar o ministério e conhecer outras realidades. Visitar as Comunidades, conhecer a realidade de Roraima, vivenciando seu modo de ser Igreja serve de crescimento e amadurecimento da fé.

Outro ponto que destaco também é o despojamento, o fato de deixar tudo, para neste tempo conhecer a realidade desse povo. Outro dado importante foi celebrar, durante o final de semana, em uma paróquia que não tem padre. Esta Paróquia é administrada pelas Irmãs e, pela primeira vez, tive a oportunidade de celebrar em uma comunidade indígena.

Grande abraço”,

Pe. Enildo de Souza.

Pe. Enildo também nos encaminhou algumas fotos. Confira: