Notícias

21.06.2016

29º Congresso da SOTER

Padres de nossa Diocese apresentarão trabalhos em Congresso Internacional


(última atualização em 22/06/16 - 10:50)

 

A Sociedade de Teologia e Ciências da Religião (SOTER) é uma associação brasileira de teólogos e cientistas da religião, de várias denominações cristãs, fundada em julho de 1985, A SOTER tem a cidade de Belo Horizonte (MG) como sede e promove seminários, encontros de pesquisa e congressos periodicamente. Em 2016 acontecerá o 29º Congresso Internacional da SOTER, entre os dias 12 e 14 de julho, na sede da PUC-Minas.

 

Este ano, dois Padres de nossa Diocese tiveram seus trabalhos escolhidos para apresentação no Congresso Internacional que será realizado no próximo mês. Um deles é Pe. Rogério Guimarães de Almeida Cunha, da Paróquia Nossa Senhora das Neves (Presidente Kennedy), cujo título do seu trabalho é “A esperança entre anamnese e futuro: um diálogo entre J. Moltmann e J. B. Metz sobre o crer no mundo contemporâneo”.

 

Pe. Rogério Guimarães de Almeida Cunha

 

 

Segundo o Pe. Rogério, o grupo de trabalho no qual ele irá apresentar o seu trabalho tem como tema Teologia no Espaço Público e no mundo Contemporâneo, e “aborda a Teologia enquanto Ciência da Fé que, ao refletir sobre os desafios da realidade, das relações sociais e internacionais, repensa os seus temas fundamentais e contribui para novas compreensões do papel da fé na sociedade atual”.

 

O outro Padre selecionado é o Pe. Juliano Ribeiro Almeida, Doutorando em Teologia Sistemática na Faculdade Jesuíta e residente na Paróquia São Vicente de Paulo, Ipiranga, em Belo Horizonte - MG. O título de seu trabalho é “Duns Scotus e seu conceito haecceitas como alternativa ao essencialismo tomista”.

 

Pe. Juliano Ribeiro Almeida

 

 

“Todo ano a SOTER realiza um congresso internacional na sede da PUC-Minas, em Belo Horizonte. As comunicações de 20min que Rogério e eu vamos fazer acontecerão dentro dos pequenos grupos de trabalho, com cerca de 20 pessoas cada. Pela manhã acontecem as conferências gerais no auditório e à tarde acontecem as discussões nos grupos pequenos”, nos contou Pe. Juliano.

 

Os objetivos da Sociedade de Teologia e Ciências da Religião são incentivar e apoiar o ensino e a pesquisa no campo da Teologia e das Ciências da Religião; divulgar os resultados da pesquisa; promover os serviços dos teólogos e cientistas da religião às comunidades e organismos não-governamentais na perspectiva da construção da cidadania e da inclusão social; facilitar a comunicação e a cooperação entre os sócios e defender sua liberdade de pesquisa.

 

O Departamento Diocesano de Comunicação agradece ao Pe. Juliano e ao Pe. Rogério pelas informações prestadas e deseja a ambos boa sorte e ótima apresentação.

 

Para conhecer melhor a SOTER, acesse o seu site, clicando AQUI.

 

Abaixo, o resumo dos dois trabalhos que serão apresentados no 29º Congresso Internacional

 

 

 

Pe. Rogério Guimarães de Almeida Cunha

 

A esperança entre anamnese e futuro: um diálogo entre J. Moltmann e J. B. Metz sobre o crer no mundo contemporâneo

 

O atual contexto aberto de possibilidades se esbarra no fechamento de radicais religiosos, políticos, culturais e econômicos. Crer hoje requer atitude de saída de si, um engajamento em tornar performativa sua adesão a Cristo a partir de uma comunidade de fé aberta, que compreende a história aberta desde o seu futuro, cujo Deus igualmente é aberto e nEle se vive em esperança. Esperança é a virtude cristã que move a história na direção do futuro de Deus. Seu fundamento é a promessa do Deus fidedigno e a sua realização no Crucificado Ressuscitado. A presente comunicação segue a metodologia de revisão bibliográfica dos teólogos Moltmann e Metz cujas experiências de vida confrontaram sua fé. Metz traz o horizonte da pergunta sobre Deus para dentro do contexto sofredor da humanidade, sendo a linguagem do clamor o específico desse discurso sobre Deus. Moltmann faz a experiência do Cristo abandonado por Deus na Cruz, postula a esperança como protagonista da teologia, tornando performativa a escatologia. O resultado dessa comunicação é o diálogo desses dois teólogos, que propõem o crer em Deus como uma atitude de transformação, seja pelas categorias de julgamento e promessa, para Moltmann, seja pela dimensão anamnética da fé, para Metz.

 

 

Pe. Juliano Ribeiro Almeida

 

Duns Scotus e seu conceito haecceitas como alternativa ao essencialismo tomista

 

Este trabalho analisa o modelo essencialista de natureza humana, fundamentado na tradição tomista (isto é, intérpretes de São Tomás de Aquino) e apresenta um modelo alternativo, a partir do conceito de haecceitas, do franciscano João Duns Scotus (+1308). Os tomistas, ao descreverem a natureza humana, enfocam sua quidditas (“oqueidade”, do latim quid, que significa “o que” ou essência), o que faz com que "José" seja um humano e não de outra espécie animal. Já Scotus afirma que existe uma segunda causa formal agindo como princípio de individuação: haecceitas (“estidade”, de haec, “este”), que é a “joseidade” de José, isto é, a diferença individual que faz com que José seja este homem e não outro, tornando-o único e irrepetível na espécie humana. O objetivo do trabalho é propor haecceitas como um conceito importante para uma antropologia teológica que pretenda lidar com o tema das diversidades humanas. A conclusão é que cada pessoa humana é um mistério que deve ser respeitado exatamente como é, e não excluído ou coagido a ser de outra maneira, já que não existe um modelo abstrato e perfeito do que seja humano, pelo qual se pudesse medir o "grau de humanidade" das pessoas. Cada pessoa humana, exatamente como é, realiza a natureza humana por meio de uma verdadeira natureza individual.

 

 

 

Mais Notícias