Notícias

23.06.2016

Diocese e TV Gazeta promovem seminário sobre Bacia do Rio Itapemirim

De importância singular, evento alerta que água pode virar história.


Foto: Departamento Diocesano de Comunicação

 

 

Na tarde desta quarta-feira, no auditório do Centro Universitário São Camilo, a Diocese de Cachoeiro de Itapemirim e a TV Gazeta Sul promoveram um seminário de conscientização da Bacia Hidrográfica do Rio Itapemirim. Cerca de 150 pessoas compareceram ao evento, dispostas a juntar forças em prol dos nossos afluentes.

 

Abrindo o evento, e dando boas-vindas a todos, a Diretora da TV Gazeta Sul, Sr.ª Maria Helena Vargas, agradeceu a presença dos que ali estavam e ressaltou a importância da parceria da sua empresa de comunicação com a Diocese de Cachoeiro.  Após, nosso Bispo Diocesano, Dom Dario Campos, também em breve palavras, agradeceu aos presentes e lembrou a todos da Tragédia de Mariana, ocorrida a 7 meses, tragédia esta que “matou” o Rio Doce.

 

“A Campanha da Fraternidade deste ano, veio pedir a todas as Dioceses e Cristão, (sendo) também uma Campanha Ecumênica, esse cuidado pela “casa comum”. E, dentro esse cuidado pela casa comum, (está) saneamento básico”, disse Dom Dário, em reportagem à Débora Fernandes da TV Gazeta Sul.

 

 

Depende de vontade

 

Paulo Paim, Diretor Presidente da Agerh, era quem inauguraria o seminário, com suas palavras e seu conhecimento sobre o Rio Itapemirim. Porém, como não pode estar presente, a Sr.ª Dalva Ringuier, ambientalista e secretária executiva do Comitê da Bacia do Rio Itapemirim, preencheu o seu lugar a altura, aprofundando o tema do seminário, que seria afunilado ainda mais com os demais palestrantes.

 

 “O tratamento, pode ser feito a curto prazo, isso depende da vontade de cada um, e vejo que esse é o momento exato de começar a mostrar as alternativas que existem para dar esse salto, que é o grande desafio desse século”, foram as palavras da Sr.ª Dalva, questionada sobre a urgência de ações na recuperação do Rio Itapemirim.

 

 

Água virando história

 

Posteriormente, foi a vez do Sr. Celso Claus, engenheiro especialista em saneamento, mostrar a todos a importância de começarmos agora a preservar os nossos rios. Em determinando momento, Celso deu a verdadeira dimensão do problema, quando disse que “falar sobre água está virando história. Quantas vezes nós já não ouvimos alguém comentando –‘no meu tempo eu nadava neste rio, no meu tempo tinha peixe para pescar’ – infelizmente esta é a realidade”.

 

Durante a apresentação, Celso mostrou índices alarmantes quando falamos sobre preservação ambiental. De todas as cidades transpostas pelo Rio Itapemirim, nenhuma trata 100% de seus esgotos. Cachoeiro é a que apresenta o maior índice, tratando 98% de seus dejetos. Mas o que não é tratado, é lançado diretamente em nossas águas.   

 

“Saneamento é saúde na veia, saneamento é vida. Ainda temos doenças que são causas de saneamento, e que se tiver saneamento elas deixariam de existir. Seriam menos internações hospitalares, menos custos com remédios e a questão da mortalidade infantil, que cairia drasticamente”, finalizou Celso Claus.

 

 

Estamos em risco

 

Fechando o seminário, o Sr. Wagner Vasconcellos, promotor de justiça de Cachoeiro, explanou de forma acalorada como os órgãos públicos podem e devem atuar de forma plena a favor do nosso ecossistema. Esclarecendo a respeito das leis que regem o seguimento hidrográfico, cobrando atitudes das autoridades presentes e detalhando as ferramentas de que dispõe o ministério público, o promotor encerrou formidavelmente, antes de abrir para o momento de perguntas, direcionada aos três palestrantes.

 

“Nós entendemos que a responsabilidade, pelo saneamento básico, ela não é exclusiva do poder público e não é exclusiva do particular. É uma responsabilidade que tem que ser compartilhada”,

 

"O Brasil é um país rico hidrograficamente. O sudeste detêm mais de um terço da população, enquanto o nordeste tem mais da metade dos recursos hídricos do nosso país. Eu não acho que a água está mal distribuida no Brasil. Nós é que estamos", conclui Wagner Vasconcellos.

 

 

Relacionamento com o meio ambiente

 

Encerrando por volta das 18h30, o saldo desta parceria entre a Diocese de Cachoeiro de Itapemirim e a TV Gazeta Sul foi extremamente positivo sobre este encontro, que na verdade foi mais do que um simples seminário para conscientização, foi um pedido de socorro pelas águas do Espírito Santo.

 

 

"Devemos assumir uma postura em prol do desenvolvimento sustentável e melhorar o nosso relacionamento com o meio ambiente. Se isso for feito, já será de grande valia" (Dom Dario Campos, Bispo Diocesano).

 

 

A reportagem, exibida pela TV GAZETA SUL, no ES TV 2ª Edição, você pode ver clicando AQUI.

 

 

Algumas fotos:

 

 

 

 

 

 

 

Mais Notícias