30.06.2016

Viva São Pedro

Milhares de pessoas festejam o dia do nosso Padroeiro.

São Pedro em saida da Catedral

Foram onze dias antecedendo esta festa, iniciada no dia 18 de junho, um sábado. Novena, partilha, comemorações juninas.  Tudo para chegarmos a este dia, o dia de São Pedro.

As comemorações se iniciaram cedo, com missa presidida pelo nosso Bispo Diocesano, Dom Dario Campos, às 09h, e transmitida ao vivo pela Rádio Diocesana. Clicando AQUI, você vê a matéria e fotos deste primeiro momento da festa de São Pedro.

E o ápice da festa, após quase duas semanas de comemorações, culminou na tradicional procissão, que saiu da Catedral de São Pedro às 16h, rumo ao Pavilhão da Ilha da Luz.

Mar de gente

Durante toda a caminhada, o Trio Elétrico animava a todos, convidando os que ali passavam e alegrando as ruas de Cachoeiro. Os Padres e o Bispo também se juntaram a multidão de fiéis, um verdadeiro mar humano. Foram três quilômetros de muita disposição e fé.

Procissão em direção ao Pavilhão da Ilha da Luz.

Após quase uma hora de caminhada, o Pavilhão da Ilha da Luz começou a receber seus convidados, inclusive o próprio dono da festa: São Pedro, que foi carregado por todo o trajeto, circulando em meio ao povo.

Enquanto todos se aconchegavam, a banda louvava ao senhor, aprofundando ainda mais o clima festivo. Quando os caminhantes se juntaram aos que já estavam aguardando no pavilhão, aproximadamente 7 mil pessoas se uniram para celebrar este Santo Dia.

Visitantes ilustres

Dom Luiz Mancilha Vilela (esquerda) seguido de Dom Décio Zandonade (direita).

Dom Dario iniciou a Celebração Eucarística, mas antes deu as boas-vindas a todos os presentes, e em seguida, pediu uma salva de palmas para Pe. Edivalton Andrade, da Diocese de São Mateus (representando Dom Paulo Bosi Dal’bó),  Dom Décio Sossai Zandonade, Bispo emérito da Diocese de Colatina  (representando Dom Joaquim Wladimir Lopes Dias) e a Dom Luiz Mancilha Vilela, Arcebispo de Vitória e velho (e querido) conhecido de nossa Diocese.

Juntamente com os três citados e os Padres de nossa Diocese, Dom Dario prosseguiu com as comemorações do nosso Padroeiro.

Pedro, trabalhador como nós

Dom Dario refletiu vários aspectos durante a homilia comemorativa da Festa de São Pedro. Em determinada fala, ele nos diz que em “Pedro, reconhecemos um homem de família, incansável pescador, um trabalhador como tantos hoje em dia”. E prosseguiu esta analogia, citando o evangelho, que assim como nós, trabalhadores, Pedro por vezes também enfrentava dificuldades em seu trabalho. Pescador como era, nem sempre os peixes eram fartos, mas ele, incansável, trabalhava a noite inteira para garantir o sustento de sua família. São Pedro, nestas passagens, reflete o rosto dos Diocesanos, dos capixabas, do nosso povo brasileiro, sempre batalhador.

Dom Dario Campos, em homilia.

“Podemos imaginar quantas vezes ele voltava do mar, cansado e desanimado, por não ter conseguido garantir o alimento para si e para os seus. Ele enfrentava os perigos do mar. Enfrentava tudo que a vida lhe apresentava, com todas as suas forças, como qualquer homem e mulher de seu e de nosso tempo. Era um honesto trabalhador e nele todos nós podemos nos ver e nos encontrar”, disse Dom Dario.

Fé que não se abala

Pedro era um discípulo fiel a Cristo. Mesmo após o negar três vezes, ele se arrepende e Jesus o absolve, após ressuscitar,  quando aparece para ele no mar de Tiberíades e lhe pergunta também três vezes, como narra São João em seu evangelho, cap 21,15-17: “Simão, filho de João, tu me amas mais do que estes”?

Pavilhão estava completamente lotado.

Em sua fala, Dom Dario relembrou esta convicção de Pedro, que nunca duvidou de Jesus.

“O Evangelho de hoje nos coloca diante de uma cena muito importante desse rude pescador [...] (quando) o Senhor dirige uma pergunta aos seus discípulos: ‘vós, quem dizeis que eu sou’? A resposta de Pedro é direta e determinante”.

“Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo”.

Diocese reunida para celebrar o nosso Padroeiro

Assim como São Pedro, nós devemos ter essa convicção. Jesus, através de Simão Pedro, demonstra todo o seu amor,  mostrando que mesmo após o negarmos, ele sempre está disposto a nos perdoar e nos acolher.

No final da Celebração, Dom Dario passou a palavra a Padre Edivalton, Dom Décio e Dom Luiz, que agradeceram o convite e elogiaram a grande festa realizada em homenagem a São Pedro. Como surpresa, Dom Dario convidou, posteriormente, Pe. Alci Monteiro Dias, que havia retornado do Pará há apenas dois dias, após uma estadia de mais de três anos. Com a benção das chaves e depois com a benção final, os Bispos, Padres e Diáconos  presentes encerraram a grande festa do nosso Padroeiro.

E Viva São Pedro!

A Diocese agradece a todos que participaram direta ou indiretamente para a realização das festividades do nosso Padroeiro. Que São Pedro os guarde, mantendo a todos firmes como pedras, na rocha sólida que é Jesus Cristo.

Fotos: Departamento Diocesano de Comunicação, Secretariado Regional II, Pascom Diocesana, Sueli C M Volpini e Paróquia São Pedro (Catedral).