15.07.2016

Dia de São Camilo de Lellis

Paróquia SS. Sacramento da Eucaristia celebra missa em comemoração ao Padroeiro.

Missa na Paróquia Santíssimo Sacramento da Eucaristia

A Paroquia do Santíssimo Sacramento da Eucaristia celebrou ontem, 14, o dia de São Camilo de Lellis, com missa presidida pelo Pe. Junior Moreira.

São Camilo é o fundador da Ordem dos Clérigos Regulares Ministros dos Enfermos, também chamados de Camilianos, e é considerado o Santo protetor dos hospitais e dos enfermos.

Durante a missa, houve encenação, com fiéis representando pessoas debilitadas e também o santo.

Vida a serviço dos enfermos

Antes de se tornar Santo, Camilo de Lellis teve uma vida sofrida e desvirtuada. Jovem, foi voluntário no exército, vendo de perto o drama dos que agonizavam pelas várias doenças que acometiam a Europa medieval. Deixando-se levar pelos jogos, perdeu tudo que possuía, inclusive a sua saúde, tendo vivido com ela debilitada por quase toda a sua vida.

Capela do Santo no Centro Universitário São Camilo (Cachoeiro)

Após anos de reluta, São Camilo entra em um processo profundo de conversão. Pouco tempo depois, tem a ideia de instituir uma companhia de homens caridosos, que aceitassem, de forma generosa, a missão de zelar e socorrer os doentes, sem benefício de algo em troca.

São Camilo de Lellis faleceu em 14 de julho de 1614, dia este que foi instaurado como o do santo.

Fotos: Ivanete Paris / Pe. Junior Moreira