19.07.2016

Posse de Pe. Alci Dias

Fiéis viajam 4 dias para se despedir do Presbítero

Altar para a missa de posse do Padre Alci Dias

Foi neste domingo, 17, a posse de Padre Alci Monteiro Dias na Paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Conceição do Castelo.

Dom Dario Campos presidiu a missa que instaurou o Presbítero novamente em nossa Diocese. Mas o nosso Bispo Diocesano não foi o único visitante. Pessoas de Cachoeiro de Itapemirim, Mimoso do Sul, Venda Nova do Imigrante e de outras localidades também foram dar boas-vindas ao Padre. Mas houve quem não veio acolher Pe. Alci, mas sim, se despedir dele. Viajando de carro e atravessando 3 regiões de nosso país, alguns fiéis saíram do Pará e encararam 4 dias nas estradas para poder celebrarem a missa, festejarem junto e dar um último abraço no padre amigo. Uma verdadeira demonstração de amor e fé.

Missão

Padre Alci passou 3 anos e meio no estado do Pará, especificamente na Igreja Irmã de nossa Diocese, localizada na cidade de Piçarra. A cidade é simples e jovem, tendo sido emancipada em 1995 e possuindo aproximadamente 13 mil habitantes, mas em uma extensão geográfica de 3.312,485 km², segundo o IBGE.

Para se ter uma noção da dimensão, Castelo, cidade natal do nosso Bispo, possui aproximadamente 40 mil habitantes, com uma dimensão de 668,971 km². A cidade de Cachoeiro de Itapemirim, sede de nossa Diocese e com uma população de 210 mil pessoas, possui 876,792 km², segundo o senso territorial oficial. Enquanto as duas cidades do nosso município possuem respectivamente algo em torno de 52 e 236 habitantes por km², Piçarra possui apenas 3. Comunidades distantes umas das outras é uma realidade da região Norte do nosso país.

Estes dados demonstram algumas das dificuldades que Padre Alci enfrentou em sua missão, e também nos faz entender o motivo dos Paraenses terem tanto carinho por ele, pois enquanto lemos estas palavras, eles (Paraenses), ainda estão voltando para casa.

Desejamos ao Padre Alci muitas bênçãos e que seu magnífico trabalho continue a ser realizado em Conceição do Castelo.

Fotos: Paróquia Nossa Senhora da Conceição e Valdir Garcia Dias.