22.07.2016

Deus e o Meio Ambiente

Paróquia Santo André Apóstolo organiza encontro com enfoque ambiental.

Diante do atual contexto ambiental, muito tem se falado e discutido a respeito da devastação e ao mesmo tempo da conservação dos recursos naturais, no entanto grande parte da sociedade não está atenta à tamanha problemática que envolve “natureza” e “humanidade”. A Igreja, como fonte de sabedoria, tem cada vez mais se posicionado contra as faces da destruição, propondo ao povo a construção de uma sociedade justa e solidária para todas as criaturas de Deus.

No ano de 1979 a CNBB lança sua primeira campanha da fraternidade voltada às questões ambientais, com o tema: “Preserve o que é de todos”. Esta primeira campanha teve o condão profético de denunciar a morte do planeta em razão da ação do homem e anunciar a reconciliação entre o homem e a natureza. No ano de 2004 é lançada a campanha “Fraternidade e Água”, chamando atenção para o uso consciente e sustentável da irmã água. Em 2007, a CNBB lança a campanha “Fraternidade e Amazônia”, com o lema: vida e missão neste chão, destacando as agressões que a natureza e os povos amazônicos sofrem devido ao modelo econômico e cultural vigente, a fim de chamar à conversão e a solidariedade. No presente ano, a CNBB novamente vem trabalhar o cuidado para com a natureza, trazendo como tema da campanha: “Casa comum, nossa responsabilidade” e o lema bíblico “Quero ver o direito brotar como fonte e correr a justiça qual riacho que não seca”.

Influenciado pela campanha da fraternidade e pelo Seminário sobre a bacia do Rio Itapemirim, promovido pela nossa Diocese, pensou-se o “EcoChrist”, que traz como tema: Fé e Ciência contra as faces da destruição. O EcoChrist é uma iniciativa da Pastoral da Juventude da CEB Santa Rita de Cássia (Conduru), da Paróquia Santo André Apóstolo (localizada em Aracuí - distrito de Castelo), que tem como objetivo sensibilizar e informar os participantes quanto as questões ambientais, instigando os mesmos a assumir uma conduta voltada a conservação dos recursos naturais. O evento contará com profissionais da área da conservação e com dirigentes da Igreja, que proporcionarão momentos ricos em informação. Venha e participe! Vamos aprender um pouco mais sobre nossa Casa comum! Venha escutar o que a Fé e a Ciência têm a dizer! Traga sua família, amigos, vizinhos, sua comunidade! O evento é aberto a todas as faixas etárias e a inscrição é gratuita.

Texto e material de apoio: Willian Moreira da Costa (Coord. Paroquial da Pastoral da Juventude da Paróquia Santo André Apóstolo).