25.07.2016

10 Lições Bíblicas sobre o Dízimo

Por Pe. José Carlos Ferreira da Silva

1.Com o Dízimo, aprendemos a AGRADECER a Deus e ao próximo.

“Um deles, vendo-se curado, voltou, glorificando a Deus em alta voz. Pros-trou-se aos pés de Jesus e lhe agrade-cia. E era um samaritano. Jesus lhe disse: Não ficaram curados todos os dez ? Onde estão os outros nove? Não se achou senão este estrangeiro que voltasse para agradecer a Deus ? E acrescentou: Levanta-te, e vai, tua fé te salvou” (Lc 17, 15-19).

2. Com o DÍZIMO aprendemos a DEVOLVER a DEUS um pouco do que dele recebemos.

“Senhor, vós me sondais e me co-nheceis. Vós me cercais por trás e pela frente e estendeis sobre mim a vossa mão. Fostes vós que plas-mastes as entranhas de meu corpo, vós me tecestes no seio de minha mãe. Sede bendito por me haver-des feito de modo tão maravilhoso. Pelas vossas obras tão extraordiná-rias, conheceis até o fundo a minha alma” (Sl 138/139, 1.5.13-14).

3. Com o DÍZIMO aprendemos a CONTRIBUIR para com a comunidade da qual fazemos parte e pela qual somos corresponsáveis.

“Todos os fiéis viviam unidos e tinham tudo em comum. Vendiam as suas pro-priedades e os seus bens e dividiam-nos por todos, segundo a necessidade de cada um” (At 2,44-45).

4. Com o DÍZIMO aprendemos a CULTUAR a DEUS em comunidade, ad-quirindo e investindo em tudo o que nos leva à oração em comum e à evangelização.

“Recitai entre vós salmos, hinos e cânticos espirituais. Cantai e celebrai de todo coração os louvores do Senhor. Rendei graças, sem cessar e por todas as coi-sas, a Deus Pai, em nome do nosso Senhor Jesus Cristo” (Ef 5,19-20).

5. Com o DÍZIMO aprendemos a PARTILHAR com o próximo, especialmente o empobrecido e o marginalizado, parte do que temos.

“Vinde, benditos de meu Pai, tomai pos-se do reino que vos está preparado des-de a criação do mundo, porque tive fo-me e me destes de comer, tive sede e me destes de beber, era peregrino e me acolhestes, nu e me vestistes, enfermo e me visitastes, estava na prisão e viestes a mim” ( Mt 25,34-36).

6. Com o DÍZIMO aprendemos a EVANGELIZAR em comunidade, tanto na própria como em outras, além das nossas fronteiras.

“Toda autoridade me foi dada no céu e na terra. Ide, pois, ensinai a todas as nações, batizai-as em nome do Pai do Filho e do Espírito Santo. Ensinai-as a observar tudo o que vos prescrevi. Eis que estou convosco todos os dias, até o fim do mundo” (Mt 28, 18-20).

7. Com o DÍZIMO aprendemos a INVESTIR na ação evangelizadora da Igreja por meio das dimensões religiosa, social e missionária.

“Convém lembrar: aquele que semeia pouco, pouco ceifará. Aquele que se-meia muito, muito colherá. Dê cada um conforme o impulso do seu coração, sem tristeza nem constrangimento. Deus ama o que dá com alegria” (2Cor 9, 67).

8. Com o DÍZIMO aprendemos a CONFRATERNIZAR tomando consciência de que todos, sem exceção, têm direito a uma vida digna.

“Servi ao Senhor. Sede alegres na es-perança, pacientes na tribulação e per-severantes na oração. Socorrei às ne-cessidades dos fiéis. Esmerai-vos na prática da hospitalidade” (Rm 12,12-13).

9. Com o DÍZIMO aprendemos a ENTESOURAR grandes riquezas diante de Deus.

“Não ajunteis para vós tesouros na terra, onde a ferrugem e as traças corroem, onde os ladrões furam e roubam. Ajuntai para vós tesouros no céu, onde não os consomem nem as traças nem a ferrugem, e os ladrões não furam nem roubam. Porque, onde está o teu tesouro, lá também está teu coração” (Mt, 6,19-21).

10. Com o DÍZIMO aprendemos a AMAR a DEUS e ao outro!

“Se Deus assim nos amou, também nós devemos amar uns aos outros. Se nos amarmos mutuamente, Deus permane-ce em nós e o seu amor em nós é per-feito” (1Jo 4,11-1).

Escrito por Pe. José Carlos Ferreira da Silva, Coordenador Diocesano da Pastoral do Dízimo.

Este texto também pode ser encontrado no Informativo Comunicando, nº 131 - edição de julho, da Paróquia Nossa Senhora das Neves, de Presidente Kennedy.