11.08.2016

Encontro de Formação de Secretárias (os)

Diocese promove encontro entre funcionários das 43 paróquias

Terça-feira, 09/08, aconteceu o encontro de Secretárias (os) das 43 paróquias de nossa Diocese. A reunião, sediada na Casa de Encontro Mãe da Igreja, em Jerônimo Monteiro, ocorreu durante todo o dia, contanto com orações, confraternização e muita troca de informações, tanto dos funcionários quanto dos padres envolvidos.

Dom Dario Campos, Bispo Diocesano, esteve presente durante toda a formação, iniciando o encontro com a acolhida e convidando a todos os presentes para orarem. Dom Dario prosseguiu, ressaltando a forma como impactamos um na vida do outro, e que devemos procurar sempre ser um impacto positivo em nosso cotidiano. Em seguida, Padre Andherson Franklin (coord. Diocesano de Pastoral) foi quem tomou a palavra e, durante aproximadamente 45 minutos, dialogou sobre a importância das (os) secretárias (os) e das paróquias no seio da comunidade. Segundo o padre, muitas pessoas buscam nas paróquias algo mais do que simples informações. Muitas vezes elas buscam direcionamentos, um amparo espiritual, e que as secretárias (os) são os rostos da Igreja, presentes no dia-a-dia das comunidades.

Depois foi a vez do Padre Joselito Nogueira (cood. do Departamento Diocesano de Comunicação) relatar a dinâmica comunicativa e o novo direcionamento que a nossa Diocese está propondo.

“Estamos erguendo pontes, elos entre as paróquias e a nossa Diocese. Essas pontes precisam ser firmes e sólidas. Claro, por vezes pode vir o temporal e derrubar algumas dessas pontes, mas então nós voltamos e as reconstruímos novamente. O que não pode acontecer é deixar esta ponte não existir”, falou Pe. Joselito.

Pe. Juarez Delorto (Chanceler da Cúria Diocesana), em sua fala, complementou as falas de Pe. Andherson e de Dom Dario. Ele também instruiu os presentes acerca dos assuntos de competência da Chancelaria, como o envio correto da documentação e das informações dos pedidos de casamento. O último a discursar pela manhã foi Padre Bruno Sá Rangel (Juiz Presidente do Tribunal Diocesano). Em pouco mais de uma hora, ele exemplificou as funções do nosso Tribunal, como ele atua, em quais circunstâncias e as diretrizes que o regem, provenientes do Tribunal de Roma.

Já no período da tarde, Padre Enildo de Souza (Tesoureiro da Gráfica Diocesana), comentou sobre as inovações ocorridas na gráfica e o parâmetro que ele e os demais padres responsáveis pela Diocesana pretendem seguir. Pe. Enildo, em seguida, fez a alegria das secretárias (os), sorteando alguns brindes. Por último, foia vez da contadora da Diocese, Carmen Lúcia Soares, explanar alguns fatos necessários e tirar várias dúvidas, um ponto importante para integrar ainda mais as nossas paróquias.

Dom Dario finalizou a formação, dando a sua benção. O encontro ajudou a unir ainda mais os funcionários de nossa Diocese, ajudando a solidificar o relacionamento entre todos.