12.08.2016

Encontro Estadual da Pastoral da Juventude

Jovens de nossa Diocese participaram do encontro

Aconteceu entre os dias 06 e 07 de agosto, no Centro de Formação Pe. Antônio Lute, em Vila Velha, o Encontro Estadual da Pastoral da Juventude, com a presença das Dioceses de São Mateus, Colatina, Cachoeiro de Itapemirim e Arquidiocese de Vitória.

Dos 65 jovens presentes, 14 deles eram de nossa, sendo eles das seguintes Paróquias: São Pedro – Catedral, São Sebastião – Aquidabã, São Felipe – Aeroporto, São Miguel Arcanjo – Guaçui, Nossa Sra. do Amparo – Itapemirim, Santíssima Trindade – Marataízes, Santo Antonio de Pádua – Rio Novo do Sul e Santo Antônio – Iconha.

Tendo como tema “PJ nossa casa comum” e lema, “Uma só força, um só sentimento e um só coração” (cf Fl 2,2), o encontro foi iniciado conhecendo um pouco mais sobre a história da Pastoral da Juventude capixaba, que teve suas raízes firmadas em 1986, comemorando assim, 30 anos de muitas lutas e conquistas.

No decorrer do encontro, nossos jovens tiveram instruções quanto à Doutrina Social da Igreja, postura nas redes sociais e outros aspectos relacionados ao cotidiano. Houve ainda a Oração do Taizé, onde em meio aos cantos e a leitura da palavra, foi possível “silenciar nossos corações e voltar nossos pensamentos à Deus e ao serviço que podemos oferecer pelo seu reino”, palavras de Beatriz Mozer.

Para fechar o encontro, houveram várias oficinas, onde cada jovem teve a oportunidade de conhecer e praticar cada detalhe que compõe a beleza da Pastoral da Juventude. Os jovens de nossa Diocese retornam reafirmando sua identidade e fortalecidos para o trabalho pastoral. É possível confirmar através de depoimentos dos mesmos em suas redes sociais:

“A PJ reflete tudo que sou, meus valores, minha essência! Um só objetivo, um só sentimento! Lutamos pela vida, pelos excluídos, pela causa social! #PJporamor”   - Thaís Favoreto

“Dias antes, eu falava para alguns amigos que não queria ir ao encontro, mas sentia que eu precisava estar nele. Tudo no encontro foi bom, agradável e prazeroso” - Felipe Marvila

Eles retornaram sentindo, em seus corações, um Cristo cada vez mais Jovem, que se renova sempre ao encontrá-lo!

Texto e fotos:  Beatriz Mozzer / Emanueli Pinheiro (Manu) – Coord. Diocesana da Pastoral da Juventude.