06.09.2016

Semana do Voluntariado

Celebrando semana, Cáritas Diocesana visita projeto social

Em comunhão com toda rede Cáritas do Brasil, a Cáritas da Diocese de Cachoeiro de Itapemirim celebrou a Semana do Voluntário, no ultimo sábado, 03 de setembro. O projeto “Casa de Passagem Madre Teresa de Calcutá” abriu suas portas para acolher os (as) voluntários (as) da Cáritas Diocesana de Cachoeiro, fazendo com eles uma reflexão da importância de seu papel na construção de um mundo melhor.

Na oportunidade, esteve presente o Diácono Eraldo Matielo, que fez um momento de retrospectiva, recordando alguns caminhos percorridos durante esses anos. Foi celebrado também a Canonização da Santa Teresa de Calcutá, chamada pelo Papa João Paulo II de “Ícone do Bom Samaritano”, por ir a toda a parte para servir a Cristo, nos mais pobres entre os pobres. Teresa foi sinal de amor e caridade, pois deu de comer a quem tinha fome, de beber aos que tinham sede, deu roupa aos desnudos e remédio aos doentes. Ela é um exemplo vívido na mente dos cristãos, sendo reconhecida pelo Vaticano como a maior voluntária da Igreja Católica.

A Cáritas agradece a todos aqueles que através do voluntariado se doam sem medida para garantir direitos a aqueles que mais precisam.

No Brasil

A Cáritas foi criada em 12 de novembro de 1956, sendo um organismo da pastoral social da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e integrada a Comissão de Caridade, Justiça e Paz da CNBB.

Ela é uma entidade internacional que forma uma confederação de 178 organizações católicas de assistência, desenvolvimento e serviço social, que trabalha na construção de um mundo melhor em mais de 200 países e territórios, com sede em Roma.

Cáritas Diocesana

Na Diocese de Cachoeiro de Itapemirim a Cáritas foi criada em agosto de 2005 com o objetivo de promover e apoiar ações na área de assistência social relacionados à educação, cultura, saúde, meio ambiente e outros vínculos como às crianças e adolescentes, idosos, mulheres, pessoas portadoras de necessidades especiais e população em situação de exclusão social.

A partir do momento em que a Cáritas Diocesana de Cachoeiro de Itapemirim filiou-se à Cáritas Brasileira, passou a fazer parte de todas as suas diretrizes institucionais que são: defesa e promoção de direitos da população em situação de exclusão social; mobilização cidadã e conquista de relações democráticas; desenvolvimento solidário e sustentável; sustentabilidade, fortalecimento e organização da Cáritas.

A Missão da Cáritas é defender e promover a vida, participando da construção solidária de uma sociedade justa, igualitária e plural, junto com as pessoas em situação de exclusão social, desenvolvendo ações na área da assistência social, educação, saúde, cultura e meio ambiente.

Fotos: Bernadete Araújo