Notícias

23.09.2016

Viva Cachoeiro

Noite de quinta-feira marca o encerramento dos trabalhos do fórum


Ontem, dia 22 de setembro, aconteceu no Ginásio Poliesportivo do Centro Universitário São Camilo o quinto, e último, Fórum Viva Cachoeiro. Iniciado às 19 horas, subiram ao palco o Reitor da São Camilo, Pe. Francisco de Lélis, que deu as boas-vindas a todos os presentes, seguido pela Pró-reitora, Cláudia Moreira Garcia. Posteriormente, Marcos Áureo, representando a comunidade externa evangélica também se apresentou, seguido do representante da Diocese de Cachoeiro de Itapemirim (uma das organizadoras do evento), Padre Joselito Ramalho Nogueira.

 

Em seguida, Darci Altoé, do movimento Fé e Política contou um pouco da história do Fórum Viva Cachoeiro.

A professora Jaqueline Ramalho Nogueira e o professor Marco Aurélio Borges, docentes do Centro Universitário, sintetizaram em alguns minutos o que foi discutido nos fóruns anteriores.

 

 

O Fórum

 

Durante os quatro encontros anteriores (28/10/14, 25/04/15, 1º/08/15 e 14/11/15) oportunizou-se a discussão de temáticas voltadas a questões pertinentes, como às condições da saúde, educação básica, segurança pública, assistência social, mobilidade e segregação urbana, além de ocupações em áreas de risco, planejamento urbano, qualidade de vida na cidade, condições da educação superior, ciência, tecnologia e inovação, desenvolvimento econômico e integração regional.

 

O fórum tem como objetivo ser um espaço democrático, ecumênico e diversificado para discutir questões relacionadas ao futuro do município de Cachoeiro de Itapemirim. O tempo longo de desenvolvimento do evento é proposital, para que ele fosse suficiente para elaborar uma proposta que será encaminhada aos próximos governantes municipais.

 

E se tratando de acessibilidade, uma curiosidade foi notada pelos que estavam presentes no evento. Uma tradutora de líbras (Nathalia de Souza Duarte), conhecida como linguagem de sinais, ficou ao lado do palco, traduzindo tudo o que foi falado ao longo das quase 3 horas de duração do fórum. Uma iniciatíva merecedora de elogios para a nossa Diocese, ao Regional II e à São Camilo.

 

 

Candidatos

 

Após relembrar o conteúdo dos quatro primeiros fóruns, chegou o momento destinado aos 8 candidatos ao cargo de prefeito de Cachoeiro de Itapemirim terem a oportunidade de falar abertamente ao público presente. Foram destinados a cada um oito (8) minutos exatos para expor suas ideias, e a ordem de apresentação foi sorteada no momento. Praticamente todos citaram a necessidade de mudança nas áreas de mobilidade urbana, saúde, segurança e lazer, pontos primordiais em nossa sociedade e que foram debatidos ao longo dos dois anos do Fórum Viva Cachoeiro.

 

Abaixo, veja a ordem de apresentação dos candidatos e a base de suas falas:

 

Braz Barros: baseou-se nos 5 eixos de sua campanha – desenvolvimento urbano (e humano, social e econômico), mobilidade, desenvolvimento rural, segurança pública e cultura.

 

Lázaro Silotti: Comprometeu-se, caso eleito, a fazer política com responsabilidade, indicando que é necessário criar uma integração entre as secretarias do município.

 

Jathir Moreira: Indicou três fundamentos a serem seguidos em seu mandato – cuidar das pessoas, cuidar da cidade e cuidar do futuro. Citou a criação do Instituto da Mulher.

 

Marcos Mansur: Teve o foco na questão da saúde, mostrando a necessidade da criação de um centro especializado no atendimento à mulher.

 

Professor Jonathan Correa: Como característica principal, disse que Cachoeiro precisa reduzir custos. Se comprometeu a diminuir o número de secretarias e cargos comissionados no município.  

 

Júlio Ferrari: Citando sua trajetória como secretário na cidade, afirmou aos presentes à sua proposta de um governo transparente e sem corrupção. Falou sobre a importância de cortar gastos da receita de Cachoeiro.

 

Romário Miranda: Indicou a necessidade de criar uma integração entre as secretarias existente, para que não haja várias “prefeituras” em um mesmo município.

 

Victor Coelho: Afirmou sua vontade de fazer uma gestão diferente dentro de Cachoeiro de Itapemirim, focada na participação ativa da população. Único candidato a não utilizar os 8 minutos.

 

Em seguida, Padre Joselito Ramalho Nogueira agradeceu a todos os envolvidos na realização do V Fórum Viva Cachoeiro. 

 

 

Faça o download do conteúdo de todos os 5 encontros do FÓRUM VIVA CACHOEIRO:

Metodologia do Fórum - CLIQUE AQUI

Síntese do Fórum - CLIQUE AQUI

Memória do Fórum - CLIQUE AQUI

 

 

Fotos: Departamento Diocesano de Comunicação

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Padre Francisco de Lélis, Reitor do Centro Universitário São Camilo

 

 

 

 

Cláudia Moreira Garcia, Pró-reitora da São Camilo 

 

 

Marcos Áureo, representante da comunidade externa evangélica

 

Padre Joselito Ramalho Nogueira (cood. do Departamento Diocesano de Comunicação), representando a Diocese de Cachoeiro de Itapemirim

 

 

 

 

Darci Altoé, do movimento Fé e Política

 

 

Professor Marco Aurélio Borges e a professora Jaqueline Ramalho Nogueira discursando no fórum

 

 

 

 

 

 

 

 

Braz Barros

 

 

Lázaro Silotti

 

 

 

Jathir Moreira

 

 

Marcos Mansur

 

 

Professor Jonathan Correa

 

 

Júlio Ferrari

 

 

 

Romário Miranda

 

 

Victor Coelho

 

 

 

 

 

 

 

 

Nathalia de Souza Duarte, tradutora de libras

 

Da esquerda para a direita: Marcela Cabral (coord. Diocesana da PASCOM), Ivanete Paris (secretária das Pastorais Sociais) e Lorena Fabres Monteiro (secretária do Regional II Diocesano)

 

Foto oficial do evento

 

 

Mais Notícias