14.11.2016

30º Semana Nacional de Liturgia

Ocorrida em outubro, SNL teve participação de leigos de nossa Diocese

“O rosto da Misericórdia de Deus”. Este foi o tema da 30ª Semana Nacional de Liturgia, ocorrida em São Paulo, nos dias 17 a 21 de outubro. Participaram do encontro, representando a Diocese de Cachoeiro de Itapemirim, Joelma Fagundes e Penha Bonandi, juntamente com Jonatham Campos, Sueli Moreira e Ana Anequim – da Paróquia São Filipe (Cachoeiro) – e Patrícia Casagrande – Paróquia Nossa Senhora da Penha (Castelo).

O encontro foi promovido pelo Centro de Liturgia Dom Clemente Isnard (setor Liturgia da CNBB) em parceria com a Rede Celebra, onde foram refletidos temas que se encontram em sintonia com o Papa Francisco – que escreveu a Bula de proclamação do Jubileu Extraordinário da Misericórdia, proclamando o Ano Santo da Misericórdia.

Participaram da Semana aproximadamente 170 pessoas vindas de todo o Brasil, contando com a assessoria de Irmãs e Irmãos religiosos, padres e leigos, todos muito bem informados e espiritualizados do assunto proposto a cada um.

Um dos destaques foi a assessoria dada por Pe. Júlio Lancelotti, Vigário Episcopal para os Moradores de Rua na Arquidiocese de São Paulo. Ele enriqueceu a todos testemunhando suas experiências de trabalho onde há carência de misericórdia. Outro assessor do encontro foi Dom Jerônimo Pereira, monge-osb, que no mês de junho concluiu seu doutorado em Liturgia. Dom Jerônimo reforçou a importância dos padres (e aspirantes) estudarem a liturgia, especialmente os Rituais para os Sacramentos, pois “a liturgia é o ambiente misericordioso, entranhado dos cuidados de Deus, que assume nossas limitações e sofrimentos, regenerando-nos e recriando-nos em Cristo”.

“Terminamos a Semana com a profunda gratidão a Deus pelos estudos e experiências que fizeram crescer em nós a consciência do seu amor misericordioso, sempre renovado em cada celebração litúrgica. As palavras do rito penitencial, tantas vezes repetido, resumem os nossos sentimentos de gratidão e certeza, quando suplicamos: Tende compaixão de nós, Senhor! Porque somos pecadores. Manifestai em nós a vossa misericórdia. E dai-nos a vossa salvação. Ele nos atende, dando-nos a salvação em seu Filho Jesus Cristo”, disse Sueli Volpini, participante da Semana Nacional de Liturgia.

Fotos e informações: Sueli C. Moreira Volpini