24.11.2016

Caiu do Céu

Ajudando os ministros de nossa Diocese, "Dicas de Homilia" chega a 6 mil visualizações

Com o último texto publicado nesta segunda-feira (21/11), o projeto “Dicas de Homilia”, parceria entre o Departamento Diocesano de Comunicação e o Padre Andherson Franklin, chegou a marca de 6 mil visualizações.

O intuito da inciativa é auxiliar os Diáconos e Ministros (as) da Palavra da Diocese de Cachoeiro de Itapemirim quanto a interpretação dos textos bíblicos. Os artigos são postados sempre as segundas ou terças-feiras, sendo referentes ao domingo subsequente. Mas os textos são dedicados a todos que desejam se aprofundar na Sagrada Escritura, com uma leitura de fácil interpretação e ao mesmo tempo extremamente reflexiva.

Até o momento, foram publicadas sete “dicas”, em pouco mais de um mês e meio, referentes ao: 29º Domingo do tempo Comum, 30º Domingo do tempo Comum, 31º Domingo do Tempo Comum, Solenidade de Todos os Santos, 33º Domingo do Tempo Comum, Solenidade de Cristo Rei do Universo e Primeiro Domingo do Advento.

Padre Andherson

O Padre Andherson Franklin Lustoza de Souza é Doutor em Sagrada Escritura pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma, atualmente é Coordenador Diocesano de Pastoral da Diocese de Cachoeiro de Itapemirim e professor de Sagrada Escritura no IFTAV em Vitória – ES. Padre Andherson atualmente é Vigário Paroquial da Paróquia Nosso Senhor dos Passos, em Cachoeiro de Itapemirim.

Carinho

Logo nos primeiros dias a repercussão foi muito positiva. Várias mensagens e depoimentos foram deixados na página da Diocese no Facebook. Até mesmo no rodapé dos textos, dentro do site da Diocese, encontramos mensagens de incentivo e agradecimento ao Padre. “Muito boa a reflexão das leituras. Grande fonte de estudo para nós ministros da palavra”, é o que comenta Angela Márcia Scaramussa. Em outro texto, Nívea Pastore relata que “Estes estudos são uma graça enorme para nossa Igreja. Poder participar do aprofundamento destes textos e nos preparar, seja para participar da santa celebração, seja para meditar e presidir as Celebrações da Palavra ou outras liturgias, é uma conquista”.

A homilia tem a função de explicitar a fé e o significado dos vários elementos litúrgicos, em relação aos presentes e ouvintes, para que o encontro dialogal com Deus se torne verdadeiramente consciente para todos e cada um. A homilia deve ser uma "conversa familiar" do homiliasta (seja o clero ou leigo) com o povo de Deus.

E você, já conhece as nossas Dicas de Homilia?

CLIQUE AQUI E ACESSE O MENU DO DICAS DE HOMILIA

Veja abaixo alguns dos comentários recebidos:

IMAGEM OFICIAL DO DICAS DE HOMILIA