02.12.2016

Pastoral da Juventude

Ampliada Diocesana reúne jovens de nossas paróquias e elege novo coordenador

Leia abaixo o comunicado da Coordenação Diocesana da Pastoral da Juventude sobre a eleição da nova coordenação, que atuará nos anos de 2017 e 2018:

__________________________

A Ampliada Diocesana foi realizada no dia 19 de novembro, no centro pastoral da Paróquia Nossa Senhora da Penha, em Alegre, com Leitura Orante (Lc.5,1-11) e o tema “Em atenção à Sua Palavra, vou lançar as redes”. Um total de 17 paroquias, de sete Regionais da nossa Diocese, participaram com os coordenadores e um membro da Pastoral da Juventude.

Os trabalhos foram iniciados com o ODJ – Ofício Divino da Juventude e a apresentação das paróquias presentes. Em seguida foi rezada a Leitura Orante, com a referência teológica da Ampliada, proclamando e meditando o Evangelho. Com o método “VER, JULGAR e AGIR”, os participantes partilharam as realidades de suas paróquias e durante toda manhã, foi feito memória aos trabalhos da PJ.

O coordenador Diocesano do Setor Juventude, Padre Enildo Souza, esteve presente durante toda à tarde. Falou sobre o Setor Juventude de nossa diocese e apoiou os trabalhos realizados pela PJ. Assim, finalizando o seu trabalho a frente da coordenação. Todos, o coordenador e a juventude, com muita ansiedade e confiança, aguardam a nomeação do novo coordenador diocesano para o Setor Juventude.

Seguiu-se com a eleição dos coordenadores regionais e diocesano. O jovem Venagino da Cunha Bernardi (Ginim) foi eleito como novo Coordenador Diocesano da Pastoral da Juventude.

O coordenador eleito tem uma caminhada de doação e militância junto a PJ. Começou como coordenador no Grupo Jovem Jucri na CEB Santa Ana, Virgínia Velha, que pertence a Paróquia Santo Antônio de Pádua (Rio Novo do Sul).  Como coordenador Paroquial acompanhou 23 comunidades, dando formações e organizando uma equipe paroquial, sendo eleito posteriormente coordenador do Regional I, composto por 7 paróquias. No Regional I atuou por cinco anos, formando as equipes paroquiais que compõe a equipe regional que atualmente ajuda na evangelização e no serviço da Igreja.

Também colaborou muito na formação das equipes e das paróquias, além de incluir a PJ com espaço garantido no CPR e nos trabalhos de Organização do Encontro de CEB’s Regional. Em equipe, coordenou e realizou 3 DNJ’s no regional I, 1 DNJ Estadual e 1 Diocesano.  Colocou-se a disposição da Diocese e contribuiu por cinco anos na coordenação Diocesana. Representou a Diocese em encontros Nacionais em Brasília e na Missão em Manaus, no Encontro Nacional da Pastoral da Juventude. Participou da organização do “Bote Fé”, evento que antecedeu a JMJ no RJ, organizou caravanas para a JMJ no Rio de Janeiro, além de excursão para celebração dos 40 anos da PJ no Brasil, em Belo Horizonte. Venagino participou também da Jornada Mundial da Juventude na Polônia. Além de seu trabalho incansável na base, na valorização das Comunidades Eclesiais de Base e dos Grupos Jovens.

Como coordenador agora diocesano ele tem como prioridade chegar às bases, aos grupos existentes e colaborar na construção de outros.  Ainda fica responsável por representar a Diocese na CRPJ – Coordenação Regional Leste 2 da CNBB.

A nova coordenação é formada pelo Coordenador Diocesano, Coordenadores e vice coordenadores dos regionais, atualmente totaliza-se treze membros. Uma equipe de Assessores, os quais serão indicados na primeira reunião da Coordenação Diocesana no início do mês de dezembro, será formada para dar suporte aos trabalhos.

A nova coordenação saiu do encontro muito feliz e data agendada para a primeira reunião, que discutirá o calendário de 2017, com foco no trabalho em unidade entre todas as paróquias, acompanhamento da PJ onde já tem representação e apresentar a mesma, às paróquias que ainda não a possuem.

A Ampliada foi finalizada com muita emoção ao despedir-se da querida coordenadora, Manu Pinheiro, também ressaltando seu desempenho mesmo com sua pequena equipe, composta por Venagino (Ginim), Vanília Noé e Paula Ramos. Equipe que, durante cinco anos, trabalhou incansavelmente pela juventude de nossa diocese e que devemos toda gratidão e respeito.

Em orações pela nova coordenação e toda equipe, esperamos que possam com novo ardor Missionário estar em sintonia na construção de uma nova sociedade, da tão sonhada “Civilização do Amor”.

Paz e Bem a todos e todas!

Coordenação Diocesana da Pastoral da Juventude - CDPJ