Notícias

05.12.2016

Pregai o Evangelho

Catedral de São Pedro recebe Formação de Ministros da Palavra


Catedral de São Pedro recebe Formação de Ministros da Palavra

 

Dia 1º de dezembro aconteceu a Formação dos Ministros Extraordinários da Pregação da Palavra de Deus – MEPPD, na Catedral de São Pedro. Com início às 19h30, o encontro reuniu inúmeros ministros do Regional II de nossa Diocese.

 

Frei Gracione Augusto Alves (representando o Padre Juarez Delorto Secco – Coordenador do Regional II), deu as boas-vindas a todos os presentes, recepcionando os ministros com a acolhida. Logo após, Padre Andherson Franklin realizou a oração inicial. Em seguida, Wallace Alves dos Santos, Ministro da Palavra, fez a proclamação do Evangelho.

 

 

Buscai o alimento

 

Em sua reflexão, Padre Andherson incutiu na mente de todos que o Ministro da Palavra deve primeiramente realizar a Exegesis, que significa “buscar o alimento”. Posteriormente, neste processo, eles (ministros) devem realizar a Hermenêutica, ou seja, passar o alimento. Este alimento, citado pelo Presbítero, é a Palavra de Deus, que como citado por ele, deve ser buscada e depois levada a todos.

 

O Padre ainda falou da importância do “ser ministro da palavra” e de como é necessário que eles tenham uma boa formação, completando que a Igreja deve fornecer espaço e estrutura para as formações dos ministros.  

 

Outro ponto citado por Padre Andherson foi de que devem haver formações contínuas, desenvolvidas também pelas paróquias e comunidades. Para ele, os ministros são como os discípulos de Jesus, que ouviam a Palavra, absorviam para si e passavam para os outros. Por este motivo, o Padre finaliza dizendo que os ministros não devem apenas ler a liturgia, mas tentar compreende-la.

 

 

Dicas de Homilia

 

Após a reflexão, Padre Andherson passou a palavra ao nosso Bispo Diocesano Dom Dario Campos. Dom Dario agradeceu a todos os ministros que se propuseram estar na formação, seja após um dia cansativo de trabalho, seja deixando os seus afazeres do lar.

 

Dom Dario repetiu a frase do Pe. Andherson Franklin, que ele mesmo já havia citado na Formação de Ministros Extraordinários da Distribuição da Eucaristia ocorrida na terça-feira, dia 29/11:

 

“Os ministros da Eucaristia são os braços, pernas e línguas de nós, Padres e do Bispo, pois eles chegam onde não conseguimos chegar”.

 

O Bispo citou ainda o mais recente projeto do Departamento Diocesano de Comunicação e do Padre Andherson Franklin, as “Dicas de Homilia. Dom Dario lembrou que toda semana há um texto novo e, segundo ele, estes textos ajudam tanto “os Ministros da Palavra, os Padres e até mesmo o Bispo aqui, que vos fala”.

 

No final da Formação, foi lida a nota da CNBB intitulada “Em defesa da vida”, onde a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil se opõem a toda e qualquer forma de banalização e descriminalização do aborto. Dom Dario inclusive pediu que a nota fosse lida em todas as celebrações da Diocese de Cachoeiro de Itapemirim nesse Segundo Domingo do Advento.

 

“E disse-lhes: Ide por todo o mundo, e pregai o evangelho a toda criatura”.  

 

(Mc 16,15)

 

CLIQUE AQUI E LEIA A NOTA DA CNBB – EM DEFESA DA VIDA

 

 

Fotos e informações: Secretariado do Regional II Diocesano

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Mais Notícias